Alan Rios
postado em 21/09/2018 07:13
A sexta-feira (21/9) de Brasília marca o último dia do inverno e tem um clima típico da estação: o tempo nublado e fechado, com chuvas abaixando as temperaturas. É essa a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que calcula chances de sol se abrindo pela manhã, mas em curta duração, e grande probabilidade de chuva entre a tarde e a noite.
"O céu estará a maior parte do tempo nublado e teremos pancadas de chuvas isoladas novamente. Essa semana tem sido assim e hoje choveu de madrugada, então a umidade relativa do ar está alta, entre 90% e 40%", detalhou o meteorologista Amilton Carvalho.
A temperatura mínima não chega a assustar, foram registrados 17;C, e a máxima não chega tão perto dos valores elevados dos primeiros dias de transição de climas, e ficará em 29;C. Esses números são os últimos do inverno, já que, a partir deste sábado (22/9), a primavera chega ao nosso Hemisfério Sul.
Saúde nos dias chuvosos
Muito brasiliense que saiu de casa sem guarda-chuva e acabou se molhando nesta semana deve ter tido alguma gripe ou resfriado. Mas o que muitos não sabem é que essa relação entre pegar chuva e ter uma dessas infecções não passa de senso comum, como explica o médico otorrinolaringologista Dr. Frederico de Paula.
"No consultório diariamente escuto os pacientes atribuírem o fato de pegar chuva a ocasionar uma gripe ou resfriado, mas isso é um equívoco. Essas duas infecções são causados por vírus e são transmitidos por contato com pessoas doentes." Segundo o especialista, é preciso sim ter cuidado com a chuva e se proteger, mas por outros motivos.
"Quando a chuva é combinada com o frio, a queda da temperatura corporal pode levar a reações no sistema imunológico que nos deixam vulneráveis ao ataque de vírus." As principais dicas para fugir desses resfriados são se manter hidratado, praticar exercícios, se alimentar e dormir bem e, ainda, evitar lugares fechados com muitas pessoas, o que acaba sendo um ambiente propício para disseminação dos vírus.