Publicidade

Correio Braziliense

Primavera começa neste sábado; chuvas devem aumentar nos próximos dias

Após um inverno seco, os moradores do Distrito Federal poderão contar com o aumento das chuvas


postado em 22/09/2018 08:48 / atualizado em 22/09/2018 20:56

Chuvas devem aumentar durante a primavera(foto: Antonio Cunha/CB/D.A Press)
Chuvas devem aumentar durante a primavera (foto: Antonio Cunha/CB/D.A Press)

Os brasilienses podem se despedir do tempo seco, característico do inverno no Distrito Federal. Às 22h53 deste sábado, a primavera começa e deixa para trás os baixos índices de umidade relativa do ar. Isso ocorre porque, em Brasília, a estação é marcada pela transição do período de estiagem para o chuvoso. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de que as precipitações aumentem nos próximos dias.  

Neste sábado (22/9), o céu deve permanecer de nublado a parcialmente nublado com chuvas isoladas. Durante a madrugada, os termômetros registraram temperatura mínima de 13°C e podem marcar até 32°C ao longo do dia. A umidade relativa do ar varia entre 95% e 30%.  
 
Neste sábado (22/9), o céu deve permanecer de nublado a parcialmente nublado com chuvas isoladas(foto: Bárbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
Neste sábado (22/9), o céu deve permanecer de nublado a parcialmente nublado com chuvas isoladas (foto: Bárbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
 

Na capital, o inverno é marcado pelo tempo frio e seco. O meteorologista do Inmet, Mamedes Luiz Melo, explica que as chuvas estavam previstas para começar a partir da segunda quinzena de setembro e devem se intensificar com o início da primavera. “Já entramos no período da estação chuvosa, que deve continuar com maior frequência”, frisa.  

A primavera termina às 20h22, em 21 de dezembro, quando se inicia o verão. Neste sábado, a estação começa em todo Hemisfério Sul. Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e a parte centro-sul da Região Norte a primavera apresenta características semelhantes, com convergência de umidade, que define a qualidade do período chuvoso. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade