Cidades

Justiça determina retirada de postagens contra Ibaneis Rocha (MDB)

TRE-DF a retirada de postagens feitas em 20 de setembro. "São utilizadas expressões ofensivas e mentirosas", alegou a defesa do candidato

Marina Adorno - Especial para o Correio
postado em 22/09/2018 20:40
Ibaneis Rocha
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) determinou, neste sábado (22/9), retirada de postagem no Instagram com conteúdo contra o candidato ao governo do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB). Na sexta-feira, o advogado apresentou uma representação por propaganda ofensiva e inverídica na internet. No documento, Ibaneis pede a imediata remoção de algumas postagens que ele classifica como fake news, feitas no perfil do Instagram de Pedro Guilherme Queiroz de Lucena (@pedroqlucena).
As publicações foram feitas em 20 de setembro, nos stories do perfil e também no feed. Segundo a defesa do candidato, trata-se de uma propaganda negativa e covarde. ;Uma série de ataques criminosos que ofendem o candidato e sua família, bem como lhe imputam relação com operações policiais nas quais Ibaneis nunca foi sequer investigado;, afirmou a defesa do candidato.
Na representação, os defensores alegam que as imagens veiculadas são sensacionalistas e estão acompanhadas ora de montagem, ora de ;trucagem;. ;São utilizadas expressões ofensivas e mentirosas, como ;sou alcoólatra;, ;traí minha esposa pra pegar uma novinha;, ;gosto de defender bandido;, ;acho que todo mundo tem um preço;, ;Inganeis;, ;eu ando com bandidos em troca de tempo de TV; e outras;, explica na petição. Além disso, são usadas nas publicações hashtags com nomes de operações policiais como #caixadepandora e #lavajato.

Ibaneis acusa também na representação o candidato a reeleição Rodrigo Rollemberg (PSB) que, segundo alega o documento, teria dado anuência para as publicações feitas no perfil de Pedro Guilherme Queiroz de Lucena. Segundo Ibaneis, verifica-se uma ;estreita proximidade; entre o autor das postagens e o candidato a reeleição Rodrigo Rollemberg.
Pedro é filiado ao PSB desde 2009. Ele também foi lotado no gabinete do então senador, Rodrigo Rollemberg, em 2014. A coligação a qual Rodrigo Rollemberg pertence, Brasília de Mãos Limpas, também foi acusada na petição.

O desembargador do TRE-DF e relator do processo, Jackson Domenico, decidiu em favor de Ibaneis Rocha e determinou que Pedro Queiroz deve remover, no prazo de 24 horas, todas as postagens mencionadas na representação e que os demais representados se abstenham de veicular ou permitir a veiculação de novas postagem ou teor idêntico ou similar sob pena de multa no valor R$ 10 mil por dia de descumprimento.

Em nota a assessoria da campanha de Rodrigo Rollemberg afirmou que ;não tem nenhuma relação com postagens de terceiros.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação