Cidades

Semana será de calor no DF e termômetros marcam até 20ºC nas madrugadas

Domingo foi o dia mais quente do ano, com 34,5ºC. Ontem os termômetros marcaram 32ºC, a mesma máxima prevista para hoje

Renata Nagashima*
postado em 25/09/2018 06:00
Marco Antônio recorreu a uma das duchas do Parque da Cidade, na tarde de ontem, quando fez 32ºC
O clima no Distrito Federal permanece seco, quente e abafado até, ao menos, o fim de semana. Enquanto a umidade relativa do ar cairá a 20%, a temperatura passará dos 30;C, como nos últimos dias. Domingo foi o dia mais quente do ano, com 34,5;C. Ontem os termômetros marcaram 32;C, a mesma máxima prevista para hoje. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

;Esta semana vai ser bem abafada, com temperaturas elevadas. Agora começa a esquentar mesmo, até de madrugada, que antes ficava na casa dos 11;C e agora fica em torno de 18;C e 20;C; por isso, as pessoas estão estranhando, é uma mudança grande;, observa a meteorologista Naiane Araújo, do Inmet. Ela diz ainda que há 30% de possibilidade de haver pancadas de chuvas no DF na sexta-feira e 60%, no fim de semana.

Refresco

Marco Antônio da Silva, 26 anos, sentiu a mudança de clima e não perdeu tempo. Ele foi se refrescar no calor nas duchas do Parque da Cidade. ;Está quente demais. Nessas horas é bom entrar embaixo da água fria.;

A professora de educação física Alexandra da Silva Cesário, 43, preferiu suar nas quadras de vôlei de praia do Parque, mesmo grávida de sete meses. Ela conta que, para amenizar a quentura, se hidrata e come alimentos ricos em água, como frutas. ;Brasília tem isso de o clima mudar repentinamente. Uma hora chove, depois está quente, aí esfria à noite. Então a gente acaba acostumando. Mas, realmente, está muito quente. Às vezes tem que parar o treino e jogar um pouco de água na cabeça para aguentar;, brinca.

Marcelo Luz, 41 anos, não se considera calorento, mas, nos últimos dias, tem sentido os efeitos da temperatura alta. Ele admite que esse o clima o desanima a praticar exercícios físicos. ;Está muito calor, então dá uma moleza. Até mesmo dentro de casa, que teoricamente é mais agradável, está quente. Para dormir está quase insuportável. E o que podemos fazer para evitar consequência é se hidratar o máximo possível;, comenta.

Companheiro de Marcelo, Bel Costa, 37, conta que gosta do calor, mas fica incomodado com o tempo abafado. ;A gente fica grudando. Dá aquela sensação de que vai chover, mas não vem nada;, completa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação