Cidades

Temperatura mais quente do ano se repete: terça-feira terá 34,5ºC no DF

Calor tem sido marcante nos últimos dias dos brasilienses, e pode aumentar ainda mais

Alan Rios
postado em 25/09/2018 06:52
Calor tem sido marcante nos últimos dias dos brasilienses, e pode aumentar ainda mais
A primavera chegou trazendo ao Distrito Federal o dia mais quente do ano logo nos seus primeiros dias. A estação que começou na noite de sábado (22/9) foi a responsável pela temperatura máxima de 34,5;C já no domingo, dia que a capital registrou sua maior marca de calor em 2018. E quem se surpreendeu com o sol daquele dia, pode ir se preparando: os termômetros vão registrar nesta terça-feira (25/9) o mesmo valor daquele dia.

Ou seja, o brasiliense terá hoje mais um dos dias mais quentes do ano. A umidade relativa do ar também fica baixa, entre 90% e 20%, deixando o tempo seco. O céu claro terá a presença de poucas nuvens e uma névoa seca, resultado de poeiras e outros poluentes que saem da superfície. Para os moradores de Brasília que não gostam desse tempo aberto e quente, as próximas previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não são animadoras.

"A tendência é que esse clima seco, com temperaturas máximas bem altas, como a de hoje, continue ao longo da semana", explicou o meteorologista Mamedes Luiz Mello. Ao que tudo indica, o DF terá termômetros marcando números acima dos 30;C até sexta-feira, pelo menos. Segundo a especialista do Inmet Morgana Almeida, no final de semana as chances de chuva aparecem, mas em torno de 10%, porcentagem considerada muito baixa.

A mínima nesta terça ficou em 14;C, pela madrugada. Novamente, o horário em que as previsões colocam a capital em uma situação de calor mais crítica é pela tarde. Para Mamedes, essa temperatura máxima de 34,5;C pode vir às 16h. Para enfrentar esse tempo, médicos e outros profissionais de saúde recomendam que é primordial se hidratar bastante. Valem ainda os conselhos já decorados por todo brasiliense, como trocar o uso do ar condicionado pelo umidificador de ar e até colocar uma toalha molhada no quarto antes de dormir.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação