Publicidade

Correio Braziliense

Chico Leite defende a aplicação da Ficha-Limpa a todos os cargos públicos

Candidato ao Senado, o procurador de Justiça afirma que vai priorizar a transparência em possível legislatura


postado em 25/09/2018 16:27 / atualizado em 25/09/2018 16:53

(foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)
(foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)
 
“Quero também levar à constituição o que fizemos em 2012 no Distrito Federal, que é exigir ficha limpa de todo aquele que exercer função em cargo público”, afirmou Chico Leite (REDE), candidato ao Senado. O procurador de Justiça foi um dos sabatinados nesta terça (25/9) na série de entrevistas feitas pelo Correio com os concorrentes ao Congresso. 

Assim como parlamentar na Câmara Legislativa do Distrito Federal, Chico Leite pretende ampliar a transparência ativa sobre os gastos público. “Quero que o caminho do dinheiro, do orçamento até a saúde, educação e segurança, seja aberto na internet para que todo o cidadão possa fiscalizar”, conta o candidato. Ele acredita que a transparência pode dar a independência parlamentar, porque o monitoramento do cidadão suplantará a dependência do partido: “Isso nos garante uma independência para que valorize as ideias. Eu trabalho com valores”.

Em relação à reforma trabalhista e previdenciária, Chico Leite conta que é preciso ter um novo debate com vistas à garantia dos direitos do cidadão. “O Brasil precisa de uma regulamentação para a flexibilização dos direitos dos trabalhadores e do contrato laboral. A legislação é antiga e precisa ser atualizada, mas não podemos quebrar direitos”, propõe Chico Leite. 

Chico Leite é deputado distrital desde 2003, quando eleito pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Durante suas quatro legislaturas na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) trocou o PCdoB pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e, em 2015, se filiou à Rede Sustentabilidade. Ao todo, Chico Leite aprovou 60 projetos de lei na Casa. É procurador de Justiça de carreira e professor de direito, com formação pela Universidade de Brasília (UnB). Segundo a última pesquisa de intenções de voto do Datafolha, Chico Leite segue em quarto lugar, com 16%, empatado tecnicamente com Izalci Lucas (PSDB), que tem 18%.
 

Confira a entrevista na íntegra:

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade