Cidades

Concorrentes ao Buriti prometem recuperar centros comerciais

O funcionalismo público também teve destaque na agenda dos candidatos, com mais propostas de reajustes salariais

Ana Viriato, Alexandre de Paula, Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 26/09/2018 06:00
Rollemberg esteve com comerciantes da W3 Sul
Propostas de reformas e de revitalização marcaram compromissos de campanha dos candidatos ao Palácio do Buriti, ontem. A recuperação da W3 e do Setor Comercial Sul, por exemplo, voltou à pauta. A saúde e o funcionalismo público também foram lembrados por concorrentes ao Governo do Distrito Federal, que prometem de aumento salarial a negociação de dívidas.

O governador Rodrigo Rollemberg ; que tenta se reeleger pelo PSB ; assegurou que, caso vença as eleições, revitalizará a W3 Sul. Em caminhada pela avenida, o socialista explicou que as obras começariam pelas quadras 511 e 512 e estão previstas em processo licitatório realizado neste ano. O projeto inclui troca de calçadas, ampliação de estacionamentos, iluminação em LED, construção de boulevards nos becos e adaptações que garantam acessibilidade. De acordo com o governador, o projeto impulsionaria, ainda, a atividade comercial da região. Conforme a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF), no último mês, das 750 lojas localizadas na avenida, 168 estavam desocupadas.

Rogério Rosso visitou lojistas do Gama e de Santa Maria
Em caminhada pelo Setor Comercial Sul, Ibaneis Rocha (MDB) criticou a gestão fiscal do governo Rollemberg. Ele afirmou que os recursos do DF atualmente são mal utilizados e que é possível, por exemplo, pagar o reajuste aos servidores. Ele se comprometeu em buscar mais investimentos do governo federal. ;Vamos ensinar os políticos do DF que, ao contrário dos outros governadores, que precisam pegar avião para chegar até lá, você vai até de bicicleta para o Congresso Nacional e para a Esplanada dos Ministérios;, alfinetou. Na região, o ex-presidente da OAB-DF defendeu parceria com comerciantes e com a comunidade para revitalizar o espaço. A ideia, segundo o candidato, é transformar o Setor Comercial Sul em polo gastronômico e cultural do DF.

Alberto Fraga (DEM) caminhou pelas quadras QN 7 e QN 8 do Riacho Fundo 2. Fez panfletagem e ouviu exigências da população. Ele se comprometeu em construir um viaduto de ligação entre o Recanto das Emas e o Riacho Fundo 2. Por fim, disse que vai reformar os postos de saúde do local. O deputado federal comentou a condenação a quatro anos e dois meses de prisão em regime semiaberto por suposta propina de R$ 350 mil quando era secretário de Transporte do governo de José Roberto Arruda (PR). ;Vou me defender e provar a minha inocência. Quando a decisão chegar nas mãos dos desembargadores, tenho certeza de que ela será reformulada;, afirmou.

Com ambulantes do SCS, Ibaneis criticou fiscalização
Negociação
Em reuniões com grupos do funcionalismo público, Eliana Pedrosa (Pros) assegurou que é possível negociar as dívidas de servidores. Ela ouviu um grupo da Caixa de Assistência de Benefícios (Cabs), que levantou queixas dos mais de 12 mil servidores com o nome negativado. ;A taxa de juros e a Selic vêm caindo. Então é perfeitamente possível fazer uma negociação a juros menores;, comentou. A ex-distrital também reforçou a proposta de tornar o BRB um banco de fomento. Para ela, só faz sentido ter um banco governamental se ele também atuar para esse fim.

Candidato do PSD ao Buriti, o deputado federal licenciado Rogério Rosso dedicou o dia a caminhadas no Gama e em Santa Maria. Entre as andanças, ouviu reclamações de moradores que não conseguiram atendimento nos hospitais regionais e tiveram de recorrer a centros de saúde do Entorno. ;Vamos fortalecer a unidade de Santa Maria e ampliar a do Gama. Outro projeto é integrar prontuários dos hospitais do DF aos das cidades limítrofes. As informações são importantes para o tratamento de quem costuma buscar médicos aqui, em Goiás e em Minas Gerais;, explicou. Quanto à segurança, o pessedista projeta o funcionamento de delegacias por 24 horas e a criação de áreas de assistência à mulher enquanto são construídas as especializadas, além do reforço do policiamento nas ruas.

Alexandre Guerra (Novo) visitou a Feira dos Goianos. Fátima Sousa (PSol) assinou carta de compromisso pelos direitos da infância e panfletou em uma universidade. O petista Júlio Miragaya fez corpo a corpo no Terminal do Setor O, em Ceilândia. O general Paulo Chagas (PRP) foi ao shopping de Santa Maria e o professor Antônio Guillen (PSTU) se reuniu com candidatos do partido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação