postado em 28/09/2018 20:09
Segundo a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (28/9), o candidato Ibaneis Rocha (MDB) subiu 11 pontos percentuais, ultrapassou Eliana Pedrosa (Pros) e conquistou a ponta das intenções de voto no Distrito Federal.
O emedebista saiu de 13% no último dia 19, para os atuais 24%. Eliana caiu de 20% para 16%, o que lhe custou a liderança da preferência dos brasilienses. Rodrigo Rollemberg (PSB), atual governador do DF, está em terceiro lugar com 12% e tecnicamente empatado com a candidata do Pros.
Os demais candidatos seguem embaralhados, com intenções de voto mais modestas. General Paulo Chagas (PRP), oscilou de 5% para 4%, Alexandre Guerra (Novo) subiu de 2% para 3%, mesmo patamar de Júlio Miragaya (PT), que permaneceu estável. Fátima Souza (PSol) manteve os 2% da pesquisa anterior.
Guillen (PSTU) e Renan Rosa (PCO) não pontuaram. Brancos e nulos somam 13%. Outros 5% não souberam ou não opinaram.
Foi simulado o segundo turno entre os dois líderes desta pesquisa. Neste cenário, Ibaneis venceria Eliana por 47% a 32%.
Na rejeição, Rollemberg segue com o maior índice, com 52%. Alberto Fraga (35%) e Eliana Pedrosa (34%) vem logo atrás. Com apenas 15%, Ibaneis é o menos citado como candidato que votaria de jeito nenhum.