Cidades

Entidades repudiam critica de Fraga a juiz que o condenou

A declaração do candidato foi dita durante um compromisso de campanha, quando ele afirmou que foi condenado "por um juiz ativista LGBT"

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 28/09/2018 20:20
Alberto Fraga (DEM)
O candidato ao governo do Distrito Federal e deputado federal Alberto Fraga (DEM) foi duramente criticado por associações depois de se pronunciar contra a condenação dele e se referir ao juiz responsável pelo processo como ;ativista LGBT;. Fraga foi condenado em primeira instância a quatro anos, dois meses e 20 dias de prisão em regime semiaberto, além de 14 dias-multa, pelo recebimento de vantagem indevida quando era secretário de Transportes, em 2008.

A Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), representante de nove entidades formadas por aproximadamente 40 mil juízes e membros do MP, afirmou, em nota, que houve desrespeito não só à autoridade judicial, mas preconceito e intolerância. De acordo com o texto, a discordância de decisões judiciais é compreensível e democrática, mas que a ofensa pessoal a um juiz ultrapassa essa esfera e "revela a incapacidade de convívio institucional e o desrespeito à Constituição de 1988, da qual provém a legitimidade para exercer qualquer cargo público, seja no Judiciário, no Legislativo ou no Executivo".

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira também reprovou a declaração feita por Fraga. ;O inconformismo com decisões judiciais deve ser objeto dos recursos adequados e previstos em lei, mas jamais podem servir para disseminação de ódio. A AMB lamenta e repudia a postura do candidato e conclama a sociedade ao combate de toda forma de discriminação e preconceito;, relatou Jayme.

Já a diretora do Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF), Sandra Taya, avaliou ser "intolerável e inadmissível o menosprezo com que o candidato se dirigiu ao Juiz Fabio Francisco Esteves" e ressaltou que a causa LGBTI como fator negativo no exercício da jurisdição consubstanciou-se em evidente fala discriminatória".

A declaração polêmica de Fraga foi dita durante um compromisso de campanha no comitê central, no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), na quinta-feira (27/9). O candidato criticou a decisão tomada pela Justiça que, na opinião dele, aconteceu rápido demais. ;Fui condenado sim, por um juiz ativista LGBT. Disseram para eu não falar isso, mas eu tive que falar. Porque deve ser por isso que houve essa pressa de condenar;, discursou o candidato.

Ao Correio, a assessoria do deputado federal afirmou que a frase se tratava de um desabafo, mas que ele "não tem nenhum tipo de preconceito ou discriminação contra ninguém;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação