Cidades

Campanha de vacinação antirrábica termina neste sábado

A Secretaria de Saúde vai realizar o último dia D do ano. Mais de 170 postos estarão abertos

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 28/09/2018 21:40
Cão
Atenção a quem tem cães e gatos de estimação: a campanha de vacinação antirrábica acaba neste sábado (29/9), com o terceiro e último dia D do ano. Serão 172 postos de vacinação funcionando nas 31 regiões administrativas, das 9h às 17h. Para atender todos os bichinhos que chegarem nos postos, 678 profissionais estarão em serviço.

De acordo com a Secretaria de Saúde, foram vacinados 112 mil animais na rede pública até quinta-feira (27/9), o que equivale a 45% da meta. Com este novo mutirão, a pasta espera imunizar 250 mil cães e gatos. As informações do levantamento não incluem pets vacinados na rede privada. Porém, os dados da imunização total serão reunidos e incluídos nas avaliações da secretaria para melhor controle de prevenção da endemia no DF.

A raiva é uma doença de animais transmissível ao homem. Segundo estudo sobre zoonoses lançado pelo Ministério da Saúde em 2009, a raiva é responsável por aproximadamente 55 mil óbitos anuais no mundo. O mesmo estudo afirma que dos 1.271 casos de raiva humana registrados entre 1991 e 2007. Os cães foram responsáveis por mais de 70% das transmissões.


Orientações


Devido à aglomeração de bichos nos postos nesse dia, a Secretaria de Saúde orienta os adultos a não entregarem para crianças a responsabilidade da condução de raças de grande porte. No caso de cachorros, recomenda-se levá-los presos a uma coleira e guia. Se forem agressivos, têm de estar com focinheira ou mordaça. Já os gatos, se possível, devem ser colocados em uma caixa de transporte ou um saco de linhagem ou estopa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação