Cidades

Domingo no DF será de muito calor: temperatura pode voltar a marcar 35°C

Clima quente e tempo seco devem permanecer durante o dia. No sábado (29/9), termômetros registraram temperatura mais alta do ano no DF

Augusto Fernandes
postado em 30/09/2018 10:29

Além da alta temperatura, umidade do ar pode baixar a 15% nas horas mais quentes do dia

Um dia após o recorde de temperatura em Brasília em 2018, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que este domingo (30/9) seja novamente marcado pelo calor. Segundo o instituto, nas horas mais quentes de hoje, os termômetros da capital federal podem registrar até 35;C. Para o fim do dia, há previsão de chuva em áreas isoladas.

Desde o início da primavera, há uma semana, as temperaturas no Distrito Federal têm sido mais elevadas do que o habitual. Meteorologista do Inmet, Mamede Luiz Melo explicou que Brasília passa por uma onda de calor. "Estamos há mais de cinco dias com as temperaturas máximas acima da média, que para o mês de setembro tem sido de 28,4;C. De domingo (23/9) até ontem, as temperaturas máximas ultrapassaram os 30;C em todos os dias", disse.

De acordo com o meteorologista, o DF também enfrenta um veranico, femômeno considerado como "calor fora de época". "Há poucos registros de chuva e baixa nebulosidade, o que faz com que os raios solares sejam mais incidentes. Somando a isso, ainda temos as temperaturas máximas muito elevadas", comentou Mamedes Luiz.

Durante a madrugada, o registro mínimo na temperatura foi de 14;C. Neste domingo, o céu deve permanecer parcialmente nublado com névoa seca. No fim do dia, há a possibilidade de chuva em áreas isoladas. "Temos essa previsão para hoje e amanhã. Não será nenhuma chuva forte, mas o suficiente para amenizar um pouco o tempo", apontou o meteorologista.

Alerta laranja será emitido neste domingo


Assim como aconteceu no sábado (29/9), o Inmet deve voltar a emitir um estado de alerta laranja de baixa umidade à população neste domingo. A faixa é considerada como "situação meteorológica perigosa" pelo instituto. "O índice de umidade relativa do ar deve variar entre 85% e 15% no decorrer do dia. Nos momentos mais quentes, vai permanecer abaixo dos 20%", alertou Mamedes Luiz

A Defesa Civil recomenda que a população tome medidas preventivas durante o período seco, principalmente entre 10h e 17h. Prática de atividades físicas e trabalhos ao ar livre, por exemplo, devem ser suspensos. Nas escolas, a prática de ginástica não é aconselhada nem mesmo em espaços cobertos.

Além disso, é aconselhado aumentar a ingestão de líquidos, evitar banhos prolongados com água quente e umidificar o ambiente com vaporizadores ou toalhas molhadas. Pingar soro fisiológico nas narinas e usar a sombrinha são outras recomendações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação