Cidades

Outubro Rosa traz ações de prevenção e combate ao câncer de mama

Iniciativas dos setores público e privado estão programadas durante todo o mês a fim de instruir e conscientizar as mulheres a respeito da doença

Ester Cezar*
postado em 02/10/2018 16:50
Iniciativas dos setores público e privado estão programadas durante todo o mês a fim de instruir e conscientizar as mulheres a respeito da doença
Com a chegada do mês de outubro, várias iniciativas de conscientização relacionadas ao câncer de mama aparecem no cenário local, nacional e internacional. São ações realizadas tanto por meios privados como públicos, e podem vir de pequenos grupos, instituições, organizações, associações e órgãos. Esse movimento ficou conhecido como Outubro Rosa e tem por objetivo o reforço da campanha contra o câncer de mama e o incentivo para o exame de toque e a prevenção da doença.

Entre as atividades estão rodas de conversa, palestras, programas educativos, reuniões e eventos, todos em prol de acolher, informar e conscientizar as mulheres da importância e atenção que devem dar ao tema.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a Lei 12.732 estabelece que o primeiro atendimento ao paciente oncológico na rede pública de saúde deve ocorrer dentro de 60 dias após o diagnóstico. O Governo do Distrito Federal oferta, por mês, cerca de 3 mil exames de mamografia em diversas unidades de saúde, com uma rede preparada para o atendimento dessas pacientes. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil. Estudo do Instituto Nacional do Câncer revela que 59 mil novos casos devem ser registrados em 2018.

No DF, a fila para a realização de mamografias foi zerada em julho de 2017. A demanda, atualmente, é de 2 mil exames mensais e a pasta oferta 5.400 vagas por mês. Após a inserção do pedido do paciente no sistema de regulação da secretaria, o exame é realizado em aproximadamente 10 dias.

O que é o câncer de mama?
O câncer de mama é um tumor que se desenvolve na mama em consequência de alterações genéticas. É a doença que mais mata mulheres no mundo e as chances de aparecer aumentam a partir de 45 anos até mais ou menos 70 anos. Por isso, o exame de mamografia é indicado a partir dessa idade. De acordo com a professora de mastologia na Universidade de Brasília (UnB) e chefe do serviço de mastologia do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Fátima Vogt, o câncer de mama é um caso de saúde pública. ;É o câncer que mais acomete e mata mulheres. Aqui, no Brasil, a previsão de 2018, é de mais ou menos 60 mil mulheres diagnosticadas com a doença;, explica.


Dicas de prevenção
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INC), estima-se que, por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas, são recomendações básicas para prevenir a doença. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Guia de programação
Confira o guia de programação gratuita para o Outubro Rosa.

Secretaria de Saúde
A Secretaria de Saúde, junto com a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH), convidam para a abertura do Outubro Rosa com a exposição A mulher e o câncer de mama. Em cartaz a partir desta terça-feira (2/10) no Salão Branco do Palácio do Buriti, amostra reúne acervo cedido pelo Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA) e conta com apoio apoio do Conselho dos Direitos da Mulher (CDM) e da Rede Feminina de Combate ao Câncer. A exposição é itinerante e será levada a unidades básicas de saúde (UBS) e hospitais da rede. As demais atividades da rede ainda estão sendo compiladas.

Liga de combate ao câncer da UnB
A Liga de Combate ao Câncer da Universidade de Brasília (UnB) convida a comunidade acadêmica e a sociedade para o ciclo de palestras da campanha Outubro Rosa de combate ao câncer de mama, realizada em conjunto com a Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional DF (SBM). As palestras serão gratuitas e ministradas durante todo o mês de outubro, às terças-feiras. A primeira está programada para 9/10, no auditório 3 da Faculdade de Saúde, das 13h às 14h. Para mais informações: 3208-2000.

Se toca, menina. A sua amiga do peito é a prevenção
O Venâncio Shopping criou uma ação institucional de campanha de orientação para a prevenção do câncer de mama e convida funcionários, lojistas, clientes e parceiros a dedicar atenção ao tema. Até 5 de outubro, das 9h às 18h, no Lounge Rosa, por meio do Ensinando a Prevenção, em parceria com a Rede Dor ; Acreditar Oncologia, haverá orientação sobre autoexame e prevenção com o auxílio de mamas de borracha. Na sexta-feira, 5 de outubro, às 12h, está programado um talk show médico com especialistas da Oncologia Dor sobre o tema. Participam da ação a mastologista Karimi Amaral, o oncologista Andrew Sá e a nutricionista Laura de Abreu, respondendo a perguntas sobre o câncer de mama e sua prevenção.

Festival de tatuagem
O Brasília Tattoo Festival (convenção de tatuagem e piercing, que está em sua 5; edição), promove todos os anos uma ação social para elevar a autoestima de mulheres que já passaram pela doença, se curaram, reconstruíram suas mamas, mas ficaram sem aréola e mamilo. A iniciativa abre vagas, gratuitas, para mulheres interessadas em reconstituí-la por meio de tatuagem. Com o uso de técnicas realistas, como variações de sombras e cores, a tatuagem permite que os profissionais redesenhem o mamilo e a aréola do seio de quem passou por cirurgia para retirada do tumor. Para participar, basta se inscrever pelo site do festival: http://www.brasiliatattoofestival.com.br/2018/outubro-rosa-2018/ e preencher uma ficha. Durante todo o mês, as mulheres selecionadas serão direcionadas para os estúdios de tatuagem parceiros.

Recomeçar
A Recomeçar-Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília promoverá, nesta terça (2/10), uma ação em razão da luta contra o câncer de mama. Haverá o lançamento do livro O grande encontro, de Joana Jeker dos Anjos, na biblioteca do Senado às 18h. O livro é uma mistura de autobiografia e ficção e conta a história da luta de uma paciente contra o câncer de mama. No dia 17/10, está agendado um ato a favor do projeto de lei 3752/2012, que determina o prazo de 30 dias para o diagnóstico de câncer de mama.

Lua Cheia e BSB Decoração
A Lua Cheia e a loja colaborativa Bsb Decoração se uniram para promover encontros durante todas as quintas-feiras do mês de outubro, com palestras e rodas de conversas sobre temas relevantes ao outubro rosa e outros assuntos do universo feminino, como empreendedorismo, saúde da mulher e colaborativismo entre mulheres. A iniciativa tem a proposta de ser mais descontraída e funcionará como uma espécie de Happy Hour em bar da 410 norte, sempre às 17h30. Para participar basta se inscrever pelo link: https://goo.gl/forms/56lSzqInS1Q8bYP73. A primeira atividade ocorrerá em 4/10, com o tema Saúde da mulher: câncer de mama, prevenções e superações.

Orquestra Sinfônica
O Primeiro concerto do mês de outubro, em parceria com a Associação Vencedoras Unidas, será marcado por uma ação de conscientização sobre o câncer de mama. A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro abre a temporada nesta terça (2/10), no Cine Brasília (106/107 Sul), com uma ação de conscientização sobre a doença. Todos os músicos da orquestra, sob a regência do maestro Claudio Cohen, usarão um lacinho rosa no figurino, em alusão ao Outubro Rosa. Antes da apresentação, marcada para 20h, representantes da Associação Vencedoras Unidas, de apoio a mulheres que enfrentam este problema de saúde, vão distribuir ao público material gráfico sobre prevenção e dicas de como vivenciar o tratamento do câncer de mama.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação