Cidades

Operação investiga venda de diplomas falsos para estudantes no DF e Entorno

De acordo com a Polícia civil do DF, o Instituto Axioma alegava que tinha convênio com universidades credenciadas pelo MEC. Mas a corporação afirma que, ao final do curso, os diplomas entregados eram falsos

Philipe Santos*
postado em 02/10/2018 07:31
Instituto entregava diplomas falsos a alunos de cursos técnicos, de especialização e de pós-graduação
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (2/10), a Operação Sofista, que tem como objetivo investigar a comercialização de diplomas falsos aos alunos do Instituto Axioma no DF e do Entorno.

Equipes de policiais da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, à Propriedade Imaterial e a Fraudes (CORF) cumprem sete mandados de busca e apreensão em Taguatinga, Brazlândia, Valparaíso de Goiás e Águas Lindas de Goiás. A casa dos proprietários do instituto, em Samambaia, também foi alvo das buscas. O Insituto Axioma oferecia cursos de segurança do trabalho, técnico em enfermagem, instrumentação cirúrgica, educação física e gestão ambiental.

De acordo com a PCDF, o Instituto alegava que tinha convênio com universidades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). No entanto, a corporação afirma que, ao final do curso eram entregues diplomas falsos. Não há nenhum registro do Instituto Axioma junto ao MEC. O nome da operação faz referência aos pensadores gregos que comercializavam falso saber.
Segundo o delegado coordenador do Corf, Wisllei Salomão, em 2017 o Conselho Regional de Educação Física (Cref) fez a denúncia de que vários estudantes estavam apresentando diplomas falsos para fazer registro profissional. ;Essas pessoas que apresentaram os documentos foram vítimas de um golpe com diplomas falsos;, afirma.

Salomão diz que o alvo da operação é o curso de educação física, mas todos os outros serão investigados. O delegado faz alerta para alguns cuidados que as pessoas devem ter na hora de escolher a instituição. ;As pessoas devem optar por curso registrados no MEC e devem desconfiar de mensalidade abaixo do valor de mercado;, defende.
Em nota, o MEC confirmou que ;Instituto Axioma; não é instituição de educação superior credenciada pelo Ministério. /;O MEC possui competência para supervisionar as IES que integram o sistema federal de ensino. Nos casos de oferta de educação superior por não IES, o MEC solicitará às instâncias responsáveis a averiguação dos fatos, a interrupção imediata das atividades irregulares e a responsabilização civil e penal de seus representantes", diz o texto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação