Cidades

Confira o esquema de segurança para o dia das eleições

Polícia Militar, Polícia Civil, Detran e Corpo de Bombeiros preparam operações especiais para patrulhar o DF no domingo

Ester Cezar*
postado em 03/10/2018 18:45
Polícia Militar, Polícia Civil, Detran e Corpo de Bombeiros preparam operações especiais para patrulhar o DF no domingo
Em razão do primeiro turno das eleições, em 7 de outubro, o Distrito Federal contará com um esquema especial de segurança. Segmentos como a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) estão com planos específicos e vão se organizar para atuar em pontos estratégicos.

A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal informou que não haverá nenhuma determinação de governo estabelecendo a chamada Lei Seca no dia da realização do primeiro turno das eleições gerais.

O Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) acrescentou que o DF contará com um esquema especial de segurança para a Operação Eleições 2018. No sábado (6/10), a partir das 7h, será ativado o Ciclo Operacional Eleições 2018, com previsão de término às 22h de domingo (7/10). Instituições, órgãos e agências locais e federais estarão no Ciob para acompanhar a movimentação do dia. Cerca de 10 mil integrantes das forças de segurança participarão da operação.

Policiamento reforçado

A Polícia Militar será responsável pelo policiamento ostensivo e de trânsito com patrulhamento ininterrupto nos locais de votação, nas juntas apuradoras e nos galpões eleitorais (nos quais as urnas são lacradas e distribuídas aos locais de votação). A corporação fará ainda a escolta de promotores. Mais de 6,8 mil policiais vão participar da operação.
Um total de 2,4 mil policiais civis atuarão nas ruas reforçando o expediente nas delegacias de área. Todas as 31 delegacias funcionarão nesse dia.

A Polícia Civil também fará a escolta de magistrados com apoio das unidades do Departamento de Atividades Especiais (DEPATE/PCDF), da Divisão de Operações Especiais (DOE) e da Divisão de Operações Aéreas (DOA). Também haverá plantão no Instituto Médico Legal (IML) e Instituto de Criminalística, do Departamento de Polícia Técnica (DPT/PCDF).

Esquema de trânsito

O Departamento de Trânsito (Detran) fiscalizará as vias urbanas e a sinalização e fará o recolhimento de veículos apreendidos. O órgão será também responsável pelo patrulhamento em pontos de controle de trânsito e de demonstração fora das zonas de votação. Para isso, além dos 81 agentes de trânsito, serão disponibilizadas para a ação 30 viaturas - entre guinchos, motocicletas, empilhadeiras e helicóptero.

O Corpo de Bombeiros atuará no atendimento pré-hospitalar, prevenção e combate a incêndios e transporte aeromédico. A corporação reforçará 29 unidades operacionais com 623 bombeiros militares.

Forma de atuação

As guarnições permanecerão por uma hora nos pontos estratégicos definidos. Depois, farão rondas a cada uma hora nos locais de votação dentro de sua área de atuação e retornarão para os pontos estratégicos. Essa operação somente será encerrada às 18h.

Pontos estratégicos de posicionamento do socorro:

Rodoviária de Brasília;
Via Estrutural, próximo à Passarela da Cidade do Automóvel;
Em frente ao Pontão do Lago Sul;
EPTG, próximo à entrada do Guará;
Parque da Cidade, estacionamento próximo à entrada do SGAS 910;
Próximo ao Terraço Shopping;
Taguatinga Centro, canteiro Central próximo ao viaduto de acesso à EPTG;
BR 080, próximo ao Posto Ipiranga;
Avenida Hélio Prates, cruzamento da M Norte com a QNL;
Em frente ao balão da UNIEURO;
BR 060, próximo à CPRV/PMDF;
Na Passarela do Setor em Condomínio ao Privê;
BR-060, próximo ao Posto da Receita Federal;
Setor Tradicional próximo Centro de Ensino Médio (CEM) 02;
Balão da DF-001/DF-250;
DF-001, balão de acesso a São Sebastião;
BR-020, próximo ao viaduto da entrada 1 de Sobradinho;
DF -009 próximo ao Iguatemi Shopping;
EPNB, próximo ao Viaduto João Goulart;
Balão do Periquito;
Avenida Alagados próximo do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 213;
Em frente à Brasília Motors;
Em frente à Churrascaria Portal Grill;
DF-001, balão de acesso ao Recanto das Emas;
Próximo à Escola Classe da Vila Planalto;
Próximo a Universidade Católica de Brasília (UCB);
Aeronave (Aguardando acionamento na unidade) - GAVOP.
* Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação