Cidades

Três templos católicos abrem suas portas para os pets nesta quinta

A benção dos bichos faz parte das celebrações do Dia de São Francisco, padroeiro dos animais e da ecologia

postado em 04/10/2018 06:01
Cachorros em igreja. Dia de São Francisco de Assis
Santo italiano famoso pelo voto de pobreza e celebração da criação em forma de amor, São Francisco de Assis é o santo padroeiro desta quinta-feira (4/10). Como parte às suas homenagens, três igrejas do DF abrem as portas para que animais de estimação recebam a benção em nome do beatificado.

No Plano Piloto, os donos de pets podem levar seus bichos para serem abençoados no Santuário São Francisco de Assis e na Paróquia Santo Antônio. Em Ceilândia, os animais são agraciados na Paróquia São Francisco.

Filho de família abastada, São Francisco de Assis nasceu em 1182, na Itália. Seu contato profundo e tocante com o evangelho o levou a abdicar seus bens e viver vestido usando saco de linho, que é aludido no hábito marrom dos religiosos franciscanos.

[FOTO1262165]

A relação de São Francisco de Assis com os animais é fruto de sua adoração da criação e posto em versos no ;Cântico das Criaturas;, que o santo compôs já ao final de sua vida. O dia 4 de outubro é celebrado em homenagem ao seu sepultamento, no ano de 1226, na cidade italiana de Assis. O Papa Gregório IX o canonizou dois anos após sua morte.

Em 1979 o Papa João Paulo II nomeou São Francisco de Assis como ;padroeiro celestial daqueles que promovem a ecologia;.

Missa das 7h

O Santuário de São Francisco de Assis abriu suas portas hoje para receber devotos e seus bichos de estimação. "Nós lemos uma benção formulada pela igreja, rezamos um Pai Nosso e benzemos os bichos", explica o Frei Antônio Santos.

Diversos fiéis trouxeram seus pets para o Santuário, que ainda recebeu a visita das crianças da Escola Menino Deus, das Irmãs Franciscanas. A servidora pública Débora Amarante frequenta a igreja apesar de ser espírita. Dona das shi tzus Paçoca e Belinha, que adotou numa feira, ela traz os bichinhos pela primeira para receber as bênçãos de São Francisco. "Quero que elas tenham saúde e vida longa", a moradora da Asa Norte faz votos.

Rosemeire Santos, moradora do Lago Norte, vem à igreja do Plano Piloto sempre nesta data com seu basset hound Moreno, que já tem 10 anos. "Eu tenho uma gratidão muito grande por São Francisco. Sempre que o Moreno se perde ou fica doente, eu peço por ele. É como rezar por uma pessoa. A gente faz isso com o mesmo carinho", conta Rosemeire.


Serviço

Santuário São Francisco de Assis
Missas às 7h, 8h, 10h, 12h15, 17h e missa campal às 19h (Campal). Benção dos animais em todas missas.
SGAN 915, Cj A/B - Asa Norte

Paróquia São Francisco I
Benção dos animais às 16h e missa às 20h
St. M EQNM 7/9 - Ceilândia

Paróquia Santo Antônio
Benção dos animais às 7h40 e às 13h40
SGAS 911 Bloco B - Asa Sul

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação