Cidades

Debate do Correio alcança 1º lugar entre mais comentados no Twitter no DF

Último confronto entre sete aspirantes ao Palácio do Buriti foi o assunto mais comentado no Twitter no DF. Corrupção figurou entre os principais tópicos na web durante o evento. O encontro foi promovido pelo Correio e transmitido pelas redes sociais do jornal

Cézar Feitoza - Especial para o Correio
postado em 04/10/2018 06:00
Internautas criticaram os ataques entre participantes e a falta de discussão propositiva dos candidatos ao GDF

O último debate entre os candidatos ao Buriti antes do primeiro turno, promovido pelo Correio Braziliense, foi o assunto mais comentado nas redes sociais no Distrito Federal. No twitter, a hashtag #DebateCorreio ficou em primeiro lugar do décimo primeiro minuto de transmissão até o fim. No facebook, 93.243 internautas receberam em seus feeds a transmissão ao vivo e 31.130 se envolveram com publicação, entre visualizações, comentários e curtidas. Participaram do evento Alberto Fraga (DEM), Eliana Pedrosa (Pros), Fátima Sousa (PSol), Ibaneis Rocha (MDB), Júlio Miragaya (PT), Rogério Rosso (PSD) e Rodrigo Rollemberg (PSB).

O nome da candidata Eliana Pedrosa foi o mais citado entre os internautas, seguido por Rogério Rosso e Fátima Sousa. As interações, no primeiro debate entre os postulantes, no dia 28 de agosto, visavam, principalmente, o governador Rodrigo Rollemberg. Segundo o professor Gilberto Lacerda dos Santos, do departamento de Métodos e Técnicas da Universidade de Brasília (UnB), esse engajamento tem dois movimentos: ;Por um lado, os candidatos utilizam como estratégia de convencimento o aliciamento de pessoas para movimentar as redes sociais. Por outro, há um acirramento de ânimos, que culmina nesses debates nas redes sociais;.

Corrupção foi o tema mais comentado no twitter, com cerca de 70% das interações dos internautas. Como este é o primeiro debate do Correio realizado após a condenação do deputado Alberto Fraga pela Justiça, o assunto não ficou de fora das redes sociais durante a transmissão. Os tópicos sobre trabalho, saúde, educação e segurança também foram abordados entre os tuítes. No debate de agosto, as palavras hospitais, saúde e educação estiveram em alta no decorrer do confronto entre os candidatos, o que sinalizava embates mais propositivos e menos agressivos, diferentemente do que ocorreu ontem, onde o tom agressivo ganhou destaque.

A assessoria do candidato à reeleição, Rodrigo Rollemberg, foi a única a interagir com os usuários do facebook durante a transmissão no intuito de responder a questionamentos feitos nos comentários. No twitter, apenas os perfis dos candidatos Rogério Rosso e Eliana Pedrosa não participaram da hashtag #DebateCorreio. A escolha das mídias sociais de maior engajamento dos deputados, segundo o professor Gilberto, segue no caminho oposto à escolha da população. ;O Facebook é uma rede social mais popular que o twitter. Ele (o twitter) exige um modo de funcionamento de menor apelo popular, como a restrição de caracteres, mas os candidatos acabam escolhendo ele;, analisa.


Repercussão

Comentários de internautas destacaram a importância do debate para a escolha do voto, a quatro dias do pleito. ;Valeu, @RogerioRossoDF! Também fiquei incomodada com o @IbaneisOficial apontando o dedo para a @Eliana_Pedrosa Falta de respeito! Acabei de mudar meu voto #DebateCorreio;, tuitou uma eleitora, após uma troca de farpas entre os candidatos mais bem colocados, de acordo com a última pesquisa de intenções de voto da Datafolha. Por outro lado, há quem reclame das poucas propostas apresentadas no debate. ;Qual desses pode nos dizer quando vamos ter o término das obras do Brt Sul? Gama/St. Maria chegando até a estação Terminal Asa Sul?;, perguntou Elimar.

A maioria, entretanto, exaltou o candidato de preferência e criticou as falas dos concorrentes. ;Ibaneis = Inganes kkkk Boa Fraga, não esquece que ele e o Filippeli são unha e carne;, comentou um internauta. ;Eliana sempre fazendo a diferença nos debates, mantendo o nível;, disse outro.


Números

1; lugar entre os temas mais comentados do Twitter do DF

93 mil pessoas acompanharam a cobertura ao vivo por meio do feed do Facebook

18 mil comentários sobre o evento no Facebook
444 comentários sobre o evento no Twitter pela #DebateCorreio


TUITADAS

;Acontece;, disse um candidato ao governo do Distrito Federal sobre denúncias de corrupção HAHAHHAHA Brasília é um episódio de south park #DebateCorreio #Eleicoes2018 #socorro #sos

Duda @Regra9

#debatecorreio Brasília está enrolada pra escolher alguém, viu ? Quando não puxam o saco, criticam um ao outro e nada se fala em mudança. Que Deus abençoe os próximos quatro anos da nossa cidade!

Diego Philipe @diegophilipe90

;As pessoas que vêm para o bar, nesta época, querem ver o debate mesmo. Muitos vieram pra isso;

Ricardo dos Santos, gerente de bar


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação