Cidades

Na corrida ao Buriti, candidatos percorrem equivalente a 24 voltas na Terra

Distância se refere ao consumo de 64 mil litros de gasolina pelos veículos dos cinco candidatos ao GDF mais bem colocados nas pesquisas. Eles gastaram R$ 312 mil com combustível para visitar, principalmente, Taguatinga, Ceilândia e Planaltina

Ana Viriato, Alexandre de Paula, Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 05/10/2018 06:00
No total, os candidatos visitaram Ceilândia 35 vezes na campanha: três zonas eleitorais e 349,9 mil eleitores
Em uma das mais acirradas eleições para o Palácio do Buriti, cada voto é decisivo. Assim, para conquistar apoio nas urnas, os candidatos não economizaram sola de sapato ; e combustível. Em 43 dias de campanha, os cinco concorrentes mais bem posicionados em pesquisas declararam à Justiça Eleitoral R$ 312.654,40 em gastos com gasolina (veja Corrida eleitoral). Segundo parâmetros da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com o montante, em Brasília, seria possível comprar 64,4 mil litros do combustível. A quantidade é suficiente para dar 24 voltas na Terra em um carro econômico, com capacidade de percorrer 1km com 15 litros.

A fim de identificar o eleitorado priorizado pelos aspirantes ao GDF na reta final da campanha, o Correio analisou o mapa da peregrinação, entre 15 e 30 de setembro, de Alberto Fraga (DEM), Eliana Pedrosa (Pros), Ibaneis Rocha (MDB), Rogério Rosso (PSD) e Rodrigo Rollemberg (PSB), que integram o primeiro pelotão da disputa. De acordo com as informações divulgadas pelas respectivas assessorias de imprensa, juntos, os cinco cumpriram 277 agendas públicas no período ; excluídos debates e sabatinas promovidos por veículos de comunicação. Como não há controle relativo a cancelamentos, o número pode variar. A maioria dos compromissos concentrou-se nos maiores colégios eleitorais do Distrito Federal, como Taguatinga, Ceilândia e Planaltina.
Infográfico sobre as visitas dos candidatos ao GDF às Regiões Administrativas

Estreante em eleições e líder em pesquisas de intenção de voto, o advogado Ibaneis Rocha é o candidato que mais circulou pelo DF. Em 15 dias, o emedebista teve 85 agendas públicas, das quais 15 ocorreram em Ceilândia ; a cidade tem três zonas eleitorais, com 349.977 pessoas aptas a votar. No local, Ibaneis participou de comícios e fez caminhadas no Sol Nascente, área mais carente da região. Visitou o Shopping Popular e a Feira Central, além de participar de reuniões com empresários e representantes de grupos de artes marciais.

No Recanto das Emas, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB/DF) cumpriu sete compromissos em um dia. Encontrou apoiadores para um café da manhã e reuniu-se com moradoras da região e motoboys. Conversou, ainda, com residentes das quadras 401, 405 e 510. No Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), onde fica o Comitê de Campanha, Ibaneis participou de seis agendas, entre visitas à Feira dos Importados e reuniões com integrantes de categorias específicas, como a de empresários da construção.

Segundo colocado entre os que mais peregrinaram na capital, Alberto Fraga definiu 63 compromissos de campanha. Em sete vezes, o democrata compareceu a agendas em Taguatinga, região com alto potencial eleitoral, uma vez que as três zonas eleitorais que integram a cidade somam 314.635 votos. Na localidade, o deputado federal realizou caminhadas pelo Mercado Norte, onde há concentração comercial. Ainda compareceu à Convenção das Igrejas Assembleias de Deus do DF. Em Planaltina, com 130.295 eleitores, Fraga participou de caminhadas, reuniões com moradores e panfletagens. No Comitê do SIA, o democrata encontrou-se com representantes do funcionalismo e do setor produtivo.

Centro e satélites

Candidato à reeleição, Rodrigo Rollemberg cumpriu 50 compromissos na última quinzena de setembro. Do total, 10 ocorreram no Plano Piloto. Trataram-se de caminhadas no Parque da Cidade, na Rodoviária e no Setor Comercial Sul, por exemplo. O socialista ainda participou de panfletagens na W3 Sul, dos encontros #CulturaComRollemberg e de encontros no Eixão do Lazer. Em Planaltina, ele almoçou com lideranças, caminhou pelos comércios locais e reuniu-se com representantes do Movimento Habitacional. No Gama, onde há 125.534 eleitores, compareceu a três agendas, entre elas, um costelão e uma visita à Associação Maria da Conceição Centro de Convivência do Idoso.
Tabela com os gastos de combustível dos principais candidatos ao GDF
Deputado federal licenciado, Rogério Rosso (PSD) passou por 16 regiões administrativas em duas semanas. Ele cumpriu 45 compromissos e focou na região oeste do DF, com 13 agendas em Ceilândia e nove em Taguatinga. O candidato participou de diversas panfletagens em feiras, como na do Produtor, em Taguatinga, dos Importados, no SIA, e nas regionais de Planaltina e Ceilândia. O pessedista participou também de caminhadas em avenidas comerciais, como no Taguacenter, em Vicente Pires e no Núcleo Bandeirante.

Eliana Pedrosa foi a que menos circulou entre os cinco primeiros colocados nas pesquisas. Foram 34 eventos na agenda da ex-distrital na última quinzena de setembro. Em Taguatinga, participou de seis compromissos, como caminhada no comércio da região sul e reunião com microempresários. No Plano Piloto ; visitado quatro vezes ;, ela participou, por exemplo, do Fórum das Mulheres do Mercosul. Santa Maria também recebeu a candidata em quatro situações. Ela fez corpo a corpo no comércio local e teve reuniões com a população e com apoiadores.

Com a aproximação do pleito, os candidatos podem promover campanha até amanhã, quando, às 22h, acaba o prazo para o uso de alto-falantes e amplificadores de som, além da distribuição de material gráfico, promoção de caminhadas, carreatas e passeatas, além de utilização de carros de som para divulgação de jingles e mensagens.

Confira os locais de votação no DF:

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação