Cidades

Manifestações silenciosas são permitidas, mas panfletagem é crime eleitoral

Manifestações silenciosas e individuais são permitidas no dia da votação, mas a panfletagem é considerada crime eleitoral. Na cabine de votação são vetados telefones celulares, tablets, rádios, câmeras ou qualquer aparelho eletrônico

Victor Gammaro - Especial para o Correio
postado em 06/10/2018 07:00
É permitido levar uma cola com os nomes e os números dos candidatos para a urna de votação

Um dos recursos mais usados pelos eleitores na hora de votar é a famosa cola, com os números dos candidatos escolhidos. Como é proibida a entrada de telefones celulares na cabine de votação, a caneta e o papel ainda são as melhores opções para quem não confia totalmente na memória. O site do Correio oferece um modelo de tabela disponível para uso da população no domingo. Amanhã, o eleitor candango escolherá um deputado distrital, um deputado federal, dois senadores, um governador e um presidente da República.

Com tantos nomes, Valdivina Correa, de 62 anos, não dispensa a anotação na hora de apertar os botões da urna eletrônica. ;É um momento muito importante, então eu prefiro anotar tudo certinho, para não correr o risco de esquecer, ou errar na hora e perder meu voto;, comenta a lojista da Feira dos Goianos.

Vale lembrar que a ordem de votação é: deputado federal (quatro dígitos), deputado distrital (cinco dígitos), dois votos para senador (três dígitos cada), governador e presidente, sendo cada número com dois algarismos.

Além do celular, tablets, rádios, câmeras ou qualquer aparelho eletrônico são vetados na cabine de votação. Eleitores com criança de colo têm direito a votar na companhia do dependente. Nenhuma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deixa claro se crianças maiores podem acompanhar os pais em frente à urna eletrônica.

Valdivina Correa:


Bandeiras


Além da cola, também é permitida a manifestação individual e silenciosa do eleitor por algum partido político ou candidato, mas isso só pode ser feito por meio de bandeiras sem mastro, broches, emblemas e adesivos. Portanto, aquela ;bolacha;, geralmente colada no peito, está liberada.

É proibida, no dia da votação, a aglomeração de pessoas com roupas padronizadas ou instrumentos de propaganda, que caracterizam a manifestação coletiva. Outro veto é a distribuição de propaganda política, como ;santinhos;.

Caso receba um panfleto de campanha de um dos seus candidatos no dia da votação, o locutor José Hilton Pinheiro, 33 anos, admite repensar a escolha do político. ;Seria um caso complicado, pois ele estaria desrespeitando uma lei tão simples;, observa o morador de Taguatinga Norte.
Manifestações silenciosas e individuais são permitidas no dia da votação, mas a panfletagem é considerada crime eleitoral. Na cabine de votação são vetados telefones celulares, tablets, rádios, câmeras ou qualquer aparelho eletrônico Onde justificar a ausência

Cartório e região Local de justificativa
1; Zona - Asa Sul: Pátio Brasil Shopping (SCS 701, Qd. 7 Bl. A)
1; Zona - Asa Sul: Rodoviária Interestadual (SMAS, Trecho 4m Cj. 5/6)
5; Zona - Sobradinho: Escola Classe 1 (Quadra 6, Área Especial 1, Rua 5, Sobradinho)
13; Zona - Samamabaia: Centro de Ensino Infantil 210 (QN 210, Área Especial, Samambaia Norte)
14; Zona - Asa Norte: Estádio Nacional de Brasília (Setor Recreativo Parque Norte, SRPN, Portão 5)
15; Zona - Águas Claras: Colégio Marista Champagnat (QSD - Área Especial 1, Taguatinga Sul)
17; Zona - Gama: Faciplac (Área Especial 2, Setor Leste do Gama)
18; Zona - Lago Sul: Aeroporto (Área Especial do Lago Sul)
20; Zona - Ceilândia: Fundação Bradesco (QNN 28, Área Especial L, Ceilândia Sul)


Ajuda

Para auxiliar os eleitores, o TRE-DF disponibiliza os seguintes meios de informação:

; Telefone: (61) 3048-4000
Estará em esquema de plantão durante todo o domingo

Funciona normalmente até sábado a noite, já no domingo estará fora do ar

; Aplicativo: e-Título
Além de servir como documento oficial para a votação, também possui todas as informações do local de votação do eleitor

Locais de voto


19 zonas eleitorais recebem as urnas

608 locais de votação

9 lugares para justificativa de ausência

6.734 seções eleitorais

A 15; Zona Eleitoral ; que abrange Taguatinga Sul e Águas Claras ; conta com a maior quantidade de eleitores: 145.639

A 3; Zona Eleitoral ; que abrange Taguatinga Norte ; conta com a menor quantidade de eleitores: 69.042

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação