Cidades

Na reta final, candidatos ao GDF apostam no corpo a corpo para ganhar votos

Os principais candidatos ao Buriti apostam em caminhadas e panfletagens nos maiores colégios eleitorais para conquistar eleitores no último dia de campanha na rua e na internet

Alexandre de Paula, Pedro Grigori - Especial para o Correio, Ana Viriato
postado em 06/10/2018 07:00
Último dia para elencar promessas e defender planos de governo. Horas finais para panfletagens, caminhadas e carreatas. A fim de conquistar uma vaga em um eventual segundo turno, os candidatos ao Palácio do Buriti líderes em pesquisas saem às ruas, hoje, com a missão de convencer os indecisos de que são a melhor opção para a capital pelos próximos quatro anos. Na mira, cidades de grande contingente populacional, como Ceilândia e Taguatinga. Entre as peregrinações, cada segundo será aproveitado ; algumas agendas começam ao raiar do sol e terminam apenas ao fim da noite.

As andanças do governador e candidato à reeleição, Rodrigo Rollemberg (PSB), começam às 8h, no Parque de Águas Claras ; zona eleitoral com o maior número aptos a votar inscritos. Depois disso, ele segue, às 9h, para a Feira Guará e, por volta das 12h, visita a Praia Norte, às margens do Lago Paranoá, inaugurada ontem pelo alto escalão do Executivo local. À tarde, Rollemberg vai ao Sol Nascente, em Ceilândia, onde tem caminhada agendada para as 15h. Região mais carente do maior colégio eleitoral do DF, o local recebeu milhões em investimentos em infraestrutura na atual gestão. Para encerrar a agenda, à noite, retorna a Águas Claras.

O deputado federal licenciado Rogério Rosso (PSD) pretende passar a maior parte do dia em Ceilândia, onde atuou como administrador. O pontapé inicial ocorre com uma carreata, com concentração na Estação Guariroba. À tarde, o parlamentar deve almoçar no centro da cidade e visitar as feiras locais, que reúnem milhares de trabalhadores e ambulantes nas imediações. Às 16h, Rosso passará pela Feira dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

Conforme previsão da agenda pública de Alberto Fraga (DEM), o democrata terá somente um compromisso no dia: caminhada na Feira do Produtor e Atacadista, em Ceilândia. O comércio conta com 700 associados diretos, gera mais de 5 mil empregos e vende cerca de 30 mil toneladas de produtos mensalmente.

O advogado Ibaneis Rocha (MDB) planeja almoçar na Quituart, no Lago Norte. O local reúne dezenas de quiosques e restaurantes. Eliana Pedrosa (Pros) dedicará o dia a uma caminhada em Brazlândia, às 10h30. Também fará reuniões em Ceilândia e outras cidades.


Ibaneis, líder e destaque on-line

Hoje é também o último dia para postagens e impulsionamento nas redes sociais. Nesta semana, os principais concorrentes intensificaram a campanha on-line a fim de conquistar o eleitorado na reta final. Ibaneis Rocha, líder das pesquisas de intenções de voto no DF, aposta no audiovisual para convencer o eleitorado das redes sociais. Ele fez 26 publicações na internet nesta semana, alternando vídeos mais curtos com alguns de maior duração. Em um deles, o advogado aborda detalhes da infância no Piauí, com depoimentos de amigos e familiares da região. A posição de liderança nos levantamentos mais recentes também é explorada nas redes do candidato ao Buriti.

O governador Rollemberg destacou feitos do mandato em grande parte das 52 postagens no Facebook nos últimos cinco dias. O fechamento do Lixão da Estrutural e a desobstrução da orla do Lago Paranoá aparecem entre os feitos. O candidato à reeleição publicou fotos de agendas em campanhas e deu destaque à parceria com Leila do Vôlei (PSB), que lidera a corrida pelo Senado.

Alberto Fraga fez 25 publicações no Facebook desde segunda-feira. Em algumas, o parlamentar tenta colar a imagem a do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). No DF, no entanto, o capitão apoia a campanha de Paulo Chagas (PRP).

Rogério Rosso disparou 44 publicações no Facebook. Nos posts de ontem, o candidato listou promessas ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar. Ainda assegurou melhorias nas áreas de saúde e transporte público. Ao longo da semana, Rosso mostrou participações em debates, destacou frases em defesa da família e registrou vídeos das propagandas eleitorais na tevê. Nas redes, ele também mostra hobbies, como música e ciclismo.

A ex-distrital Eliana Pedrosa (Pros) foca as publicações no Facebook no público feminino. A candidata fez 42 postagens na última semana e, em grande parte, ressalta que poderá ser a primeira governadora eleita do DF. Eliana evita confrontos e não faz acusações diretas aos oponentes.

Para o cientista político Creomar de Souza, os candidatos podem, neste último dia de campanha, conquistar eleitores indecisos ou que ainda não estão totalmente seguros em relação a quem votar. ;Parte considerável forma a opinião nas últimas 72h. Muitos deixam para a última hora, sobretudo porque há o comportamento daqueles que não querem votar em quem vai perder;, explica.

Corpo a corpo

Rodrigo Rollemberg visitou Ceilândia


Candidato a reeleição para GDF Rodrigo Rollemberg na churrascaria Bufalo Bill as margens da EPTG.
O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) aproveitou a sexta-feira para fazer uma caminhada pela Avenida Hélio Prates, em Ceilândia, e garantir melhorias para a saúde, com a construção de um hospital, e o transporte público, com a expansão do metrô e a implementação do BRT na cidade. ;Ceilândia terá atenção especial no nosso segundo governo e será muito melhor nos próximos quatro anos;, disse. ;Confio no nosso sprint para a reta final.;


Alberto Fraga fez caminhada na Candangolândia


Alberto Fraga fazendo campanha na Candangolandia.
Em visita à Candangolândia, Alberto Fraga (DEM) prometeu melhorias na saúde e segurança. Também afirmou que a paridade salarial será feita para todas as forças de segurança. Ele ainda atacou Ibaneis Rocha. ;Ibaneis se diz dono do Poder Judiciário;, afirmou Fraga. Para ele, o concorrente deveria responder por crime eleitoral, pois teria comprado votos ao prometer construir, com o próprio dinheiro, casas derrubadas pela Agefis.


Ibaneis Rocha esteve na Vila Planalto


Durante campanha, candidato ao buriti Ibaneis Rocha almoça na Vila Planalto
Na liderança das pesquisas de intenção de voto, Ibaneis Rocha (MDB) cumpriu uma das agendas de ontem na Vila Planalto, onde prometeu transformar o local no maior polo gastronômico do Distrito Federal. Ele também reagiu às críticas dos concorrentes. ;Se eles quiserem se unir todos contra mim, eu vou ficar muito mais feliz;, provocou. Quanto a Fraga, disse: ;Ele trata mal os magistrados e tem um problema sério com o Judiciário, porque pratica corrupção e está sendo condenado;.

Sol Nascente recebeu Rogério Rosso


Candidato ao governo do Distrito Federal, Rogerio Rosso (PSD), faz campamha em Sol Nascente, em Ceilândia.
Rogério Rosso (PSD) fez campanha no Sol Nascente, também em Ceilândia. Assim como Rollemberg, prometeu construir outro hospital em Ceilândia, caso vença as eleições. ;É uma urgência absoluta, pois a cidade tem 600 mil habitantes e só o Hospital Regional de Ceilândia à disposição;. Ele também disse que inaugurará uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) na cidade, além de realizar concursos públicos para aumentar os efetivos das forças de segurança.


Eliana Pedrosa passou por Taguatinga


Candidata ao GDF Eliana Pedrosa faz caminhada na Feira dos Goianos em Taguatinga.
Candidata que aparece em segundo lugar nas intenções de voto, Eliana Pedrosa (Pros) passou a manhã na Feira dos Goianos, em Taguatinga. No corpo a corpo com os eleitores, disse que voltará com o atendimento pleno do Hospital Regional de Taguatinga, contratando médicos e equipe de enfermagem. Eliana também garantiu que investirá em feiras. ;No segundo turno, os tempos de propaganda na tevê são iguais. No primeiro, só tive 40s. É muito pouco;, afirmou.

*Colaboraram Augusto Fernandes, Marcus Lacerda, Victor Gammaro e Walder Galvão (especiais para o Correio)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação