Cidades

Eleitores enfrentam filas em Ceilândia para justificar ausência

Eleitores comparecem à Fundação Bradesco em Ceilândia para justificar a ausência neste primeiro turno das eleições. Muitos cidadãos se dizem decepcionados por não poder participar do pleito

Thiago Melo*
postado em 07/10/2018 10:12
Fundação Bradesco é o único local em Ceilândia para justificar a ausência de voto
Já no início da manhã, era possível ver grande movimento de pessoas aguardando a abertura dos portões da Fundação Bradesco em Ceilândia, o único ponto exclusivo de justificativa do voto na cidade. Assim que o local começou a funcionar, dezenas de eleitores formaram filas para receber o formulário utilizado para fazer a justificativa de ausência.
A advogada Cristiane Souza, 34 anos, mora em Natal (RN) e teve que vir a Brasília a trabalho. Ela lamenta não poder escolher os candidatos. "Estou decepcionada por não poder votar, especialmente nesse primeiro turno, que está tão complicado", relatou. Cristiane também afirmou estar surpresa com a quantidade de pessoas que precisam justificar a ausência do voto. "Não achei que fossem tantas assim", finalizou.
[SAIBAMAIS]

A advogada não estava sozinha. As duas tias dela, Elza Alice da Silva, 70, e Dalva Lúcia Oliveira, 65, ambas aposentadas, vivem em Belo Horizonte e também não conseguiram voltar a tempo de participar do pleito. Elza não é mais obrigada a votar ou justificar a ausência, mas Dalva, sim. Entretanto, as duas acreditam que escolher os políticos que irão ocupar cargos pelos próximos anos é um ato de cidadania. "É meio frustrante não poder ir votar, é nosso dever", disse Elza. "É uma pena enorme", completou Dalva.
A assistente Social Magna Flaviana, 54, é prima de Cristiane e também vive em Minas Gerais. Para ela, não se manifestar pela urna eletrônica é decepcionante "Por motivos de força maior, não deu pra ir votar, o jeito é justificar", declarou.

Onde justificar

Cartório/região - Local de justificativa
; 1; Zona/Asa Sul - Pátio Brasil Shopping (SCS 701, Qd. 7 Bl. A)
; 1; Zona/Asa Sul - Rodoviária Interestadual (SMAS, Trecho 4m Cj. 5/6)
; 5; Zona/Sobradinho - Escola Classe 1 (Quadra 6, Área Especial 1, Rua 5, Sobradinho)
; 13; Zona/Samamabaia - Centro de Ensino Infantil 210 (QN 210, Área Especial, Samambaia Norte)
; 14; Zona/Asa Norte - Estádio Nacional de Brasília (Setor Recreativo Parque Norte, SRPN, Portão 5)
; 15; Zona/Águas Claras - Colégio Marista Champagnat (QSD - Área Especial 1, Taguatinga Sul)
; 17; Zona/Gama - Faciplac (Área Especial 2, Setor Leste do Gama)
; 18; Zona/Lago Sul - Aeroporto (Área Especial do Lago Sul)
; 20; Zona/Ceilândia - Fundação Bradesco (QNN 28, Área Especial L, Ceilândia Sul)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação