Cidades

Conheça seis dos novos nomes que vão compor a Câmara Legislativa do DF

Dos 24 deputados distritais eleitos no domingo, apenas oito estão na atual legislatura - o índice de novatos é de 66%. O Correio apresenta os perfis dos futuros parlamentares do Legislativo local, que tomarão posse em 1º de janeiro

Marcus Lacerda - Especial para o Correio, Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 09/10/2018 06:00
Dos 24 deputados distritais eleitos no domingo, apenas oito estão na atual legislatura - o índice de novatos é de 66%. O <b>Correio</b> apresenta os perfis dos futuros parlamentares do Legislativo local, que tomarão posse em 1º de janeiro
O Distrito Federal seguiu a tendência nacional e votou pela renovação do cenário político. Novos parlamentares ocuparão dois terços da Câmara Legislativa a partir de 1; de janeiro do próximo ano. Apenas oito distritais seguirão na Casa, e com 18 partidos garantindo mandato, a expectativa é de pluralidade ; o índice de alteração no quadro de parlamentares é de 66,6%. Entre os estreantes há pastores, militares, professores, servidores públicos, ativistas LGBT, empresários e defensores dos animais.

Para apresentar os 24 novos parlamentares que, pelos próximos quatro anos, terão funções como planejar e elaborar orçamentos, fiscalização a aplicação de recursos e formular e aprovar leis distritais, o Correio Braziliense apresentará, até sexta-feira, o perfil de seis parlamentares que garantiram uma vaga no Legislativo local até 2022.

Daniel Donizete Daniel Donizet (PRP)

Total de votos: 9.128
Onde recebeu mais votos: Ceilândia Norte e Brazlândia, com 769 ou 8,4% do total
Professor de TI em cursos técnicos e on-line, Daniel Donizet pretende dar atenção para educação, desburocratização pela tecnologia e proteção aos animais. Um projeto que pretende criar é o Escola de Profissões, que forma técnicos nas áreas de tecnologia e moda e que, por meio de parcerias, encaminha os jovens para o mercado de trabalho. Ainda na educação, pretende incluir no currículo do DF disciplinas, como educação financeira, direito constitucional, empreendedorismo e Educação Moral e Cívica (EMC).
O educador também pretende implementar um aplicativo que simplifique os serviços públicos nas áreas de segurança e saúde. Quer ampliar o uso de câmeras de segurança, em especial nas regiões com maior criminalidade. Para os animais, deseja construir abrigos e expandir o funcionamento do hospital veterinário.

Para o estreante na política, surpreendeu a renovação da Câmara Legislativa. ;Demonstra que a população quer mudar. Achei bem expressivo o número de novos deputados;, considera. Na disputa pelo segundo turno pelo Buriti, Donizet espera definições de correligionários. ;Vou conversar com o meu partido e com o general Chagas (Paulo Chagas, quarto colocada na corrida ao Buriti;, afirma.

Fábio Felix Fábio Felix (PSol)

Total de votos: 10.955
Onde recebeu mais votos: Asa Norte, Vila Planalto e Águas Claras, com 1.836 votos ou 16,7% do total
Primeiro gay assumido na Câmara Legislativa, o assistente social terá postura de oposição aos parlamentares conservadores. Fábio recebeu 10.955 votos, fazendo com que ele seja o primeiro representante do PSol a conquistar um cargo eletivo no Distrito Federal. ;Será um mandato em defesa dos direitos humanos e do combate às desigualdades sociais;, adianta o ativista.

Com 32 anos, Fábio chegou à Câmara Legislativa após a terceira tentativa. Agora eleito, o distrital garante que representará uma nova via na Casa. ;É possível perceber que existe um crescimento de setores mais conservadores e fundamentalistas. O nosso papel vai ser enfrentar essas ideias, ir contra o fundamentalismo religioso e o conservadorismo;, pontua.

Servidor da Secretaria da Criança do DF lotado na Unidade de Internação de Adolescentes, Fábio terá como um dos principais objetivos tornar as escolas locais mais tolerantes. ;Queremos discutir a necessidade de a escola ser um espaço de tolerância, respeito e combate ao preconceito. Uma escola de todas as cores, que não aceita o machismo e a LGBTfobia;, defende.

Iolando (PSC) Iolando (PSC)

Total de votos: 13 mil
Onde recebeu mais votos: Ceilândia Norte e Brazlândia, com 6.300 ou 48,4% do total

Militar reformado da Aeronáutica, Iolando entrou para o Legislativo local na quarta tentativa. Vítima de um acidente de moto que paralisou um dos braços, é defensor dos direitos dos deficientes e líder comunitário em Brazlândia. ;Somos uma cidade de 60 mil pessoas, muitas delas, carentes. Elas precisavam de alguém na Câmara Legislativa;, diz.

O político do PSC pretende propor a instalação de centros de referência para a pessoa com deficiência e atenção para além dos cuidados médicos e fisioterapêuticos, com a cobertura de psicólogos, assistentes sociais e assistência legal para os PNE.

Outra parcela da população que quer contemplar é a dos maiores de 50 anos. Para ele, o mercado de trabalho não oferece oportunidades para essa faixa etária, e as empresas deveriam empregar pelo menos 1% delas em suas equipes. Ele também percebe a necessidade de investimento para a juventude na forma de bolsas. ;Temos 1 milhão de jovens no DF. Precisamos subsidiar bolsas universitárias para eles;, considera o militar. ;As pessoas estavam saturadas de gente que não estava comprometida com elas e envolvidas em escândalos;, afirma.

Jorge Cardoso João Cardoso

Professor-auditor (Avante)

Total de votos: 12.654
Onde recebeu mais votos: Sobradinho 1 e 2, com 8.562 ou 67,6% do total

Auditor do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e professor de geografia, João Cardoso conquistou uma vaga na Câmara Legislativa como representante da região de Sobradinho 1 e 2, Fercal, condomínios e Planaltina. Uma das maiores preocupações dele para a área é a infraestrutura, a começar pela conclusão das obras viárias que passam por Torto, Taquari e Colorado, além da instalação de aparelhos públicos em regiões precárias, como Buritizinho e Fercal. ;Queremos pegar as áreas públicas sem utilização e criar postos de saúde e escolas;, afirma.

Outro ponto de atenção do recém-eleito é a proteção dos parques, que necessitam de cercas para evitar invasores e prevenir queimadas. Católico, participa do movimento Caminho Neocatecumenal e defende pautas cristãs, a defesa da família e o programa Escola sem partido.

Para João Cardoso, a renovação da Câmara é um bom sinal. ;Mostra que as pessoas não querem mais aqueles políticos que fizeram coisas erradas;, avalia. Representante do Avante, partido que integra a chapa do candidato ao Buriti Ibaneis Rocha, ele considera natural o apoio ao candidato do MDB.

Júlia Lucy Júlia Lucy (Novo)

Total de votos: 7.655
Onde recebeu mais votos: Taguatinga e Águas Claras, com 1.057 ou 13,8% do total
A servidora pública é a primeira deputada distrital eleita pelo Partido Novo. Júlia Lucy disputou uma vaga na Câmara Legislativa pela primeira vez e se colocará como uma fiscalizadora do futuro governador. ;As últimas candidaturas foram muito inexpressivas em questão de fiscalização. Houve anos em que as contas do governo nem foram julgadas. Precisamos entender para onde está indo o dinheiro público aqui do DF;, diz.

A parlamentar do Novo, partido estreante na política brasileira, comprometeu-se com pautas, como saúde e proteção aos animais, nas quais quer tratar como questão de saúde pública em parcerias com organizações não governamentais. Júlia apoia também causas femininas, como o empreendedorismo no combate ao desemprego.

A distrital declarou o compromisso de, a partir de 1; de janeiro de 2019, só recorrer a serviços públicos. ;Como andar de ônibus e usar hospital público, por exemplo. O parlamentar tem de andar lado a lado com a população para entender o que ela passa, para fiscalizar e denunciar;. Ela também abrirá mão da verba indenizatória.

Reginaldo Sardinha Reginaldo Sardinha (Avante)

Total de votos: 6.738
Onde recebeu mais votos: Cruzeiro e Sudoeste, com 3.135 ou 46,5%
O servidor público Reginaldo Sardinha (Avante) chega à Câmara Legislativa com o objetivo de melhorar a segurança pública do Distrito Federal. O futuro parlamentar acumula a experiência de ter passado pela direção do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) e pela Gerência de Controle e Administração Penitenciária.

O distrital promete também lutar pela paridade salarial da Polícia Civil em relação à Polícia Federal. ;Historicamente, há essa paridade, que foi deixada de lado no governo atual. Vou, nesse primeiro ano, lutar por essa questão salarial;, garante. Sardinha também quer lutar pela recomposição do quadro de servidores da segurança pública. ;Não tem como fazer mágica no combate à criminalidade, se não tivermos mão de obra;.

Ele acredita que a pluralidade da Câmara Legislativa será positiva para a população. Filiado ao Avante, de Paco Britto, candidato a vice-governador pela chapa de Ibaneis Rocha (MDB), o parlamentar acredita que, com o emedebista no poder, o Legislativo e o Executivo local conseguirão trabalhar para tirar o DF da crise. ;Os parlamentares eleitos agora estão mais preocupados com Brasília do que com eles mesmos, e isso é muito bom;, avalia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação