Jornal Correio Braziliense

Cidades

Pela 1ª vez, mulheres usarão tornozeleiras no Saidão, que começa amanhã

No total, 1.097 presos serão beneficiados. Do total, 74 são do sexo feminino. A novidade é o monitoramento das internas por tornozeleira eletrônica

O saidão dos presos para o feriado de 12 de outubro começa às 10h desta quinta-feira (11/10). Serão beneficiados 1.097 internos do sistema carcerário, que devem retornar ao presídio no mesmo horário na segunda-feira (15/10). Quem não se reapresentar será considerado foragido. Do total, 74 são mulheres. Elas vão usar tornozeleira eletrônica pela primeira vez. A expectativa é de que a medida também seja estendida aos homens.

A determinação da Vara de Execuções Penais (VEP) é de que as beneficiadas monitoradas com o equipamento eletrônico não podem deixar de carregar o aparelho nem violá-lo. Em caso de descumprimento, a presa pode perder o benefício da saída temporária e até regredir para o regime fechado.

Por lei, cada apenado pode deixar a cadeia, sem custódia, para reencontrar parentes, por 35 dias no ano. O saidão é exclusivo para presos do regime semi-aberto, que não tenham cometido infração disciplinar de natureza média ou grave durante seis meses. Esta é a sétima saída do ano. As próximas serão a do Natal e do ano-novo.