Cidades

Polícia investiga estupro coletivo de menino; vídeo foi publicado na web

Vítima sofreu abusos sexuais, psicológicos e físicos. Entre os autores, há três adolescentes e dois maiores de idade, que têm 18 e 21 anos

Isa Stacciarini
postado em 10/10/2018 21:18
Urso simbolizando abuso sexual infantil A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga uma ocorrência de estupro coletivo contra uma criança de 12 anos. A vítima é um menino, morador de Santa Maria. O ataque foi filmado, publicado em redes sociais e causou a indignação de moradores da capital nesta quarta-feira (10/10). Cinco pessoas são investigadas, mas apenas uma foi presa.
Os suspeitos são três adolescentes e dois adultos, de 18 e 21 anos. Uma mulher, a pessoa mais velha do grupo, foi presa em flagrante, na terça-feira (9/10), acusada de armazenar e compartilhar pornografia infantil. Ela também foi indiciada por estupro de vulnerável e ameaça, porque presenciou o momento do ataque. A jovem registrou tudo em vídeo.

O crime aconteceu há mais de uma semana, mas a Polícia Civil só tomou conhecimento da ocorrência após ser procurada pelo Conselho Tutelar da região administrativa e pelo tio da vítima. Nas imagens, os autores obrigam o garoto a vestir roupas femininas, a usar maquiagem e é coagido a dizer o que estupradores queriam ouvir na hora da agressão sexual. O menino narrou, em detalhes o terror vivido, em depoimento colhido pelos investigadores da 33; Delegacia de Polícia (Santa Maria), nessa terça-feira (9/10).

Segundo o delegado-adjunto da unidade, Alberto Rodrigues, a vítima tinha amizade com o grupo. "As imagens demonstram ações grotescas e uma condição deplorável contra um adolescente em situação de vulnerabilidade social", explicou Passos.

Todos os envolvidos foram identificados. Os adultos serão investigados pela 33; DP. Os adolescentes, pela Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), que também terá acesso ao inquérito.

Ameaça

Ao Correio, o investigador contou que os cinco envolvidos ameaçaram o garoto de morte. "Eles disseram que se a vítima comentasse o fato com alguém teria membros do corpo cortados, e seria torturada até a morte. O caso só chegou ao nosso conhecimento porque a jovem de 21 anos divulgou o vídeo nas redes sociais e a mídia repercutiu", explicou o delegado.

Segundo Alberto, o adolescente seria usuário de drogas e também comercializaria entorpecentes na Rodoviária do Plano Piloto, sob comando do grupo. "A líder que dirigia o vídeo ; ela comandava a forma com que as pessoas deveriam agir ; fornecia a droga para a vítima vender. Ela também é adolescente. O menino ia até essas pessoas em busca de mais drogas", informou.

A mulher responsável por divulgar as cenas do estupro coletivo foi presa e, se condenada, pode receber pena que varia de 1 a 6 anos de prisão, por armazenar e compartilhar o vídeo. A pena por estupro de vulnerável vai de 8 a 15 anos. A de ameaça, de 6 meses a dois anos de reclusão. Os outros quatro envolvidos não foram detidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação