Publicidade

Correio Braziliense

Vídeo: motoristas fazem racha no Eixo Monumental e acabam detidos

A infração, flagrada por um agente do Detran, é considerada gravíssima e rendeu multa, remoção dos veículos e suspensão da CNH dos condutores


postado em 12/10/2018 08:15 / atualizado em 12/10/2018 14:14

Carros foram levados para o depósito do Detran, na Asa Norte(foto: Reprodução)
Carros foram levados para o depósito do Detran, na Asa Norte (foto: Reprodução)

A direção perigosa de dois motoristas na madrugada desta sexta-feira (12/10) colocou em risco a vida de quem passava pelo Eixo Monumental. Conduzindo um Fiat/Punto e em um Audi/A3, dois homens disputavam racha na via. No vídeo, é possível vê-los parados no semáforo. Quando a luz fica verde, eles arrancam cantando pneus. 
 
O diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Silvain Barbosa Fonseca, contou como aconteceu a abordagem. "Nesses casos, sabemos que sempre tem uma pessoa que vai na frente dos carros para ver se existe alguma viatura da polícia ou do Detran, mas nós estávamos descaracterizados no local porque sabemos que ali poderia acontecer alguma infração desses condutores", disse. 
 
Em uma ação conjunta, o Detran e a Polícia Militar pegaram os infratores. Os motoristas foram autuados por "disputar corrida por espírito de emulação", uma infração considerada gravíssima. Além de serem multados em quase R$ 3 mil cada um, os condutores tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e os carros apreendidos. Os veículos foram levados para o depósito do Detran da Asa Norte.
 

 
Em um vídeo gravado por um agente do Detran é possível ver os autuados arrancando assim que o semáforo abre, começando ali a corrida. O homem que faz as filmagens não consegue acompanhá-los, ficando muito distante dos carros que participaram da ação ilegal.  

Monitoramento constante

Além das ações de fiscalização nas ruas, o Detran conta ainda com monitoramento por câmeras via Centro Integrado de Operações (CIOB) para registrar essas ocorrências. "Nós temos um cadastro de condutores que estão sempre se envolvendo nesses casos de corridas em ruas, e fiscalizamos eles e mais outros motoristas suspeitos dessas infrações, por meio das filmagens", detalha Silvain Barbosa.

De acordo com Fonseca, a fiscalização com auxílio das tecnologias tem diminuído esses casos nas pistas do DF. Ele recomenda ainda que quem estiver dirigindo e flagrar rachas, a ligar para a polícia no número 190, pois a ligação será compartilhada ao CIOB para ações integradas com o Detran. Além de todas as punições, os motoristas ainda podem responder criminalmente se causarem danos a terceiros. 
 

Infrações registradas

  • Em 2017 foram registradas 1.580 infrações 
  • Em 2018 (até setembro) foram registradas 970 infrações 
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade