Cidades

Hospital de Base promete fazer 20 mamografias digitais por dia

Os exames serão realizados de segunda a sábado, em um novo mamógrafo adquirido pelo instituto que custou mais de R$ 1 milhão

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 15/10/2018 21:15
O mamógrafo digital é o primeiro disponível na rede pública do DF
Vinte pacientes serão atendidos diariamente no Hospital de Base para a realização do exame de mamografia. A promessa do instituto vem depois da aquisição de um novo mamógrafo, o único digital da rede pública do Distrito Federal. O equipamento custou R$ 1,02 milhão.

Os atendimentos ocorrem de 7h as 19h e os pacientes serão enviados pela regulação, após o encaminhamento médico em unidades básicas de saúde. De acordo com o Hospital de Base, após a adaptação das equipes com o novo equipamento, a ideia é conseguir atender 50 pessoas por dia.

O mamógrafo digital é computadorizado e acessível para cadeirantes, já que a altura do aparelho é regulável. O equipamento transmite imagens tridimensionais diretamente para o prontuário eletrônico da paciente, permitindo o acesso aos exames por diferentes profissionais. Além disso, o mamógrafo é capaz de fazer biópsia.

De acordo com o chefe da Unidade de Radiologia do hospital, o doutor Vinícius de Araújo Gomes, outro diferencial do aparelho é a análise de composição química individual das mamas antes de realizar o exame de raio X. "Ou seja, usa-se somente a dose de radiação necessária para cada paciente", destacou.

A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas que detecta a existência de sinais precoces de câncer de mama, antes que a lesão seja palpável. Mulheres de 35 a 40 anos devem realizar o primeiro exame para servir de parâmetro para as avaliações futuras. Dos 40 aos 50 anos, a frequência da mamografia é definida pelo médico, de acordo com as condições de cada paciente. Dos 50 em diante, as mulheres devem realizar o exame anualmente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação