Cidades

Começa a temporada de Flamboyants em Brasília; veja galeria de fotos

Árvore trazida de Madagascar começa a temporada de florada no DF. Presente em diversos pontos do Plano Piloto, enfeita a capital de laranja, vermelho e amarelo

Marcus Lacerda - Especial para o Correio
postado em 16/10/2018 06:00

Flamboyants

Há cerca de 20 anos, a servidora pública Ana Márcia Arduini procurava um apartamento para viver na Asa Norte. Quando abriu a porta de um, na SQN 406, e deu de cara com um flamboyant florido enquadrado pela janela do imóvel. ;Eu decidi vir para cá por conta dessa árvore. Era esta época do ano. Ele estava desse jeito;, relembra ela, deslumbrada até hoje pela beleza do flamboyant.


;O flamboyant se desenvolveu bem aqui no Cerrado;
Raimundo Cordeiro, chefe da Divisão de Implantação de Áreas Verdes da Novacap


O nome da árvore vem do francês e significa ;vistoso;, ;chamativo;, ;berrante;. A florada do flamboyant começa agora em outubro com a chegada da primavera e vai até fevereiro. ;Aqui, em Brasília, temos espécies de flamboyant com flores vermelhas, alaranjadas e alguns amarelos;, explica Raimundo Cordeiro, chefe da Divisão de Implantação de Áreas Verdes da Companhia de Urbanização da Nova Capital (Novacap).

Uma das regiões do Plano Piloto mais embelezadas pelas árvores é o canteiro entre o Eixão e o Eixo L na Asa Sul, entre as quadras SQS 209 e SQS 211. Quem passeia pelo Eixo Monumental e pelo Estádio Mané Garrincha pode ver e fotografar a beleza flamejante dessas árvores. O Zoológico de Brasília é outra paisagem da cidade que recebe o colorido rubro do flamboyant. Na Universidade de Brasília, a Praça Maior, área que fica entre os prédios da Biblioteca e da Reitoria e o ICC, é enfeitada por alguns exemplares, que também embelezam o Instituto de Artes (IdA) e o Instituto de Música.

12 Metros
altura que a copa da árvore pode atingir

Costa africana

Segundo o arquiteto Raimundo, o flamboyant é uma espécie trazida para o Brasil vinda de Madagascar, ilha na costa oriental da África, durante o século 19. Já naquela época, a espécie era empregada na arborização de cidades no sudeste do país, como Campinas, São Paulo. Muito utilizado na arborização da capital desde seus primeiros anos, o flamboyant já havia sido utilizado no paisagismo de outras cidades da região, como Anápolis e Goiânia. ;O flamboyant se desenvolveu bem aqui no Cerrado;, complementa Raimundo, que conta mais de 35 mil exemplares da árvore plantados no Plano Piloto.

[FOTO1269142]

Podendo atingir 12 metros de altura, sua copa é bem aberta e suas raízes, bastante invasivas. ;Procuramos plantar em espaços mais abertos e livres;, aponta Raimundo. Com tantos meses em cor, as flores do flamboyant vão se sucedendo. À medida que caem, outras nascem. Algumas pessoas reclamam da sujeira que as pétalas fazem. ;Tem gente que para embaixo e reclama que o carro fica sujo. Eu acho que não. Que o carro fica florido, fica mais bonito;, brinca o zelador de bloco Joaquim Tomás.


Quem quiser plantar
A Novacap orienta que quem quiser plantar árvores deve, primeiro, ligar para o número 156 a fim de ter acesso aos detalhes do procedimento. Feito o pedido, técnicos do órgão serão encaminhados ao local de possível plantio e analisarão as condições do terreno. A pessoa é convidada a plantar a muda com o técnico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação