Cidades

Rollemberg diz que Brasília será um caos caso Ibaneis vença as eleições

Em sabatina na Fecomércio, o governador criticou promessas do adversário. O candidato do MDB também seria ouvido, mas cancelou a participação

Alexandre de Paula
postado em 16/10/2018 13:47

Na sabatina, Rollemberg prometeu abrir 25 mil novas vagas em creches e ampliar o metrô para Asa Norte e Ceilândia

O governador Rodrigo Rollemberg, candidato à reeleição pelo PSB, participou de sabatina organizada pela Federação do Comércio do DF (Fecomércio-DF) sobre o desenvolvimento econômico e social da capital na manhã desta terça-feira (16/10). O candidato do MDB ao GDF, Ibaneis Rocha, também seria ouvido pela entidade, mas cancelou a participação alegando dificuldades de agenda.

Rollemberg teve 20 minutos para se apresentar e depois respondeu a 15 perguntas da entidade. Na fala inicial, o governador subiu o tom contra o adversário e criticou promessas de aumento para categorias como a Polícia Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros.

"Esses aumentos e o pagamento da terceira parcela do reajuste trariam um impacto de R$ 4 bilhões", afirmou o governador. "A cidade vai ser um caos porque é impossível cumprir isso. As polícias vão fazer operações de retaliação e os servidores, como os professores, vão fazer greve, porque ele não conseguirá fazer o que prometeu", alertou. Ele também disse que Ibaneis não foi ao encontro por não ter como explicar essas propostas. "Ele está se enforcando com as próprias palavras."

Rollemberg também lembrou feitos da atual gestão e elencou prioridades para áreas como saúde, educação e mobilidade urbana. Ele defendeu, por exemplo, a ampliação do programa Saúde da Família e a implantação da gestão do Instituto Hospital de Base em outros hospitais. "Já sabemos qual o modelo adequado para levar para outras unidades", afirmou. "Nós encontramos o modelo ideal para Brasília e para o Brasil."

O Saúde da Família, segundo o governador, ajudará a organizar melhor o sistema. "85% dos atendimentos poderão ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde e outros serão encaminhados para atendimento especializado."

Na educação, a prioridade, segundo o governador, será a qualidade do ensino. "Vamos colocar Brasília em primeiro lugar no ranking do Enem e do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)", assegurou. Ele também prometeu abrir 25 mil novas vagas de creches e 16 mil de ensino técnico.

Na mobilidade urbana, o maior objetivo, segundo o chefe do Buriti, será a ampliação do metrô para Asa Norte e Ceilândia. "São projetos já aprovados pelo Ministério das Cidades e falta apenas a liberação dos recursos."

Pesquisa

O governador também comentou o resultado da pesquisa do Instituto Opinião Política, encomendada pela Correio Braziliense. O levantamento indica que Ibaneis Rocha tem 75,3% dos votos válidos e Rollemberg tem 24,7%. O socialista afirmou que confia no sentimento percebido nas ruas e que sairá vitorioso. "No primeiro turno, eu disse que tinha convicção de que estaria no segundo e isso se confirmou."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação