Cidades

Criado um dia após promulgação da Constituição, Sindilegis completa 30 anos

Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) conta com 12 mil filiados

Ester Cezar*
postado em 16/10/2018 22:14
Congresso Nacional
O Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) celebra 30 anos em 2018. A entidade foi criada um dia após a promulgação da Constituição Brasileira de 1988. A comemoração se estende ao longo do mês de outubro, com eventos especiais voltados ao reconhecimento da categoria.

Em 6 de outubro de 1988, diferentes lideranças, como as da Câmara Legislativa e do Senado Federal, se reuniram em um grupo com cerca de 600 pessoas a fim de criar o Sindilegis, sendo construído assim o primeiro sindicato federal do Brasil.

Segundo o presidente da entidade, Petrus Elesbão, as conquistas do grupo são visíveis. ;A categoria existe devido a uma atuação do sindicato ao longo desses 30 anos, que ajudou na construção de uma das carreiras mais valorizadas do país. O concurso público, mesmo com defeitos, é extremamente solicitado. As pessoas querem fazer parte, porque ao longo dos anos foi sendo trabalhada essa imagem.;

%u201CA categoria existe devido a uma atuação do sindicato ao longo desses 30 anos, que ajudou na construção de uma das carreiras mais valorizadas do paísAo falar sobre as principais conquistas do Sindilegis, Petrus destaca a contribuição dos auditores no processo de construção de algumas leis. ;Nesses 30 anos, o sindicato vem atuando em diversos setores da categoria, fazendo com que seja respeitada pelo alto grau de profissionais presentes. Há vários projetos e leis que tiveram contribuição direta, como a Lei Maria da Penha, que contou com participação de uma de nossas consultoras;, destaca.

Com o intuito de celebrar durante todo o mês de outubro, no dia 13 foi realizado um baile com a presença de mais de mil filiados, no Clube da Ascade. Na segunda-feira (15), uma sessão solene no Congresso Nacional homenageou o Sindilegis.
No próximo fim de semana (20 e 21/10), ocorrerá, no clube Asefe, um feirão de oportunidades, com parceiros do sindicato, que oferecerão aos filiados uma série de descontos comerciais. No dia 29, o navegador, palestrante e escritor Amyr Klink ministrará palestra no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), auditório do Tribunal de Contas da União (TCU).
A programação se encerra com a apresentação do coral do Senado, da Câmara e do TCU, no Salão Branco da Câmara dos Deputados, em 31 de outubro. As atividades também homenageiam o Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro.
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação