Cidades

Polícia identifica autores de comparação de modelos negras com escravas

De acordo com a Polícia Civil, três menores e um adulto escreveram as mensagens no WhatsApp durante um desfile no último sábado (13/10)

Philipe Santos*
postado em 18/10/2018 10:21
Modelos negras comparadas com escravas em Shopping do DF
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) identificou três adolescentes e um adulto como autores das mensagens que compararam modelos que desfilavam no Shopping JK, em Taguatinga, com escravas. O evento e as injurias raciais ocorreram no último sábado (13/10).

Cerca de 180 jovens, entre 16 e 25 anos, moradoras do DF e do Entorno participavam de uma seletiva do concurso de beleza do Top Cufa. Durante o evento, os acusados começaram a comentar em um grupo do WhatsApp sobre a presença das modelos.
O evento e as injurias raciais ocorreram no último sábado (13/10)
Um deles, identificado nas mensagens como Alex, começa com os comentários. ;Está tendo um desfile só de negra aqui no (Shopping) JK. Coisa horrorosa;, diz. .

Os comentários foram publicados nas redes sociais e causaram revolta. Ao tomar conhecimento, a Central Única das Favelas (CUF) no DF, organizadora do evento, repudiou e registrou boletim de ocorrência na 12; DP (Taguatinga Centro).
A delegada do caso, Erica Macedo, diz que as declarações não se tratatm da questão de liberdade de expressão ou de opinião, e sim uma injúria. "A divisão trabalha para identificar e punir os responsáveis por casos como esse. Com a divulgação, outras prováveis vítimas conseguem se identificar com as práticas e acabam tomando coragem para denunciar", explica.

O caso ficou a cargo da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, Orientação Sexual, Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrim). Mas, por se tratar de menores de idade, o caso dos adolescentes ficará com a Delegacia da Criança e dos Adolescentes (DCA).
[FOTO1269352]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação