Cidades

Ibaneis e Rollemberg sobem tom em novo debate televisivo

Nesta quinta (18/10), candidatos ao Palácio do Buriti mantiveram estratégia de desconstrução do adversário. Na quarta-feira que vem, o encontro é nos estúdios da TV Brasília, promovido pelo Correio

Cézar Feitoza - Especial para o Correio
postado em 19/10/2018 00:22
Na próxima quarta (24), Rollemberg (PSB) e Ibaneis (MDB) participam de novo debate, promovido pelo Correio Braziliense
Em novo debate, os candidatos ao Palácio do Buriti escolheram manter a estratégia: descontruir a imagem do adversário por meio de acusações. Dessa vez, as discussões giraram em torno da regularização de terras. Rollemberg (PSB) disse, novamente, que Ibaneis (MDB) é um "grileiro vertical". Em contrapartida, o emedebista chamou de "fajutas" as escrituras que o socialista entregou à população durante o governo.
O segundo bloco do debate, promovido pela TV Band, foi o momento em que os candidatos mais trocaram farpas. Ao discutirem sobre as ações da Agência de Fiscalização do DF (Agefis), o governador Rollemberg voltou a acusar o adversário. "Você, como grileiro, está muito incomodado com este assunto. Quantos imoveis irregulares você tem no DF? O governador tem de ser um exemplo, o primeiro a cumprir a lei", denunciou.
Ibaneis Rocha, por outro lado, criticou o trabalho do governo de Rollemberg na área de segurança. "As mulheres não se sentem protegidas. Nem as crianças. Os dados de feminicídios cresceram muito no DF. O fechamento da Casa da Mulher Brasileira, também o da Delegacia da Mulher... Você não fez nada pra esse povo", alfinetou o emedebista.

Propostas

Entre as poucas propostas apresentadas, os dois candidatos se comprometeram a não aumentar impostos. Ibaneis afirmou, inclusive, que vai criar uma região metropolitana no Distrito Federal e uma área de livre comércio com o estado de Goiás.
As propostas de Ibaneis ficaram mais ligadas ao aquecimento da economia na capital, atraindo mais empresários ao DF ao facilitar, por exemplo, a emissão de alvarás. Rollemberg assumiu um papel mais popular, com o foco na regularização de terras, citando o trabalho que fez com o Sol Nascente e o Assentamento 26 de Setembro.
O governador Rodrigo Rollemberg contou que vai manter o trabalho da Agefis, dando mais recursos tecnológicos para potencializar o trabalho. Ibaneis manteve o discurso de que criará uma "Agefis do bem", mas sem detalhar as propostas.

Prepare-se!

Na próxima quarta-feira (24/10), o Correio Braziliense promove mais debate com candidatos ao Governo do Distrito Federal, em parceria com a TV Brasília. Ibaneis Rocha (MDB) e Rodrigo Rollemberg (PSB) estarão frente a frente para apresentar aos eleitores sua propostas e discutir o futuro do DF a partir das 18h. Este é o segundo encontro dos candidatos promovido pelo Correio, no segundo turno.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação