Cidades

Acervo da Funai ganha selo da Unesco como patrimônio do Memória do Mundo

O material conta com 1160 dossiês textuais, além de fotos e cartografias da comunidade indígena, com peça mais antiga datada em 1968

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 19/10/2018 19:45
[FOTO1]
A Assessoria de Segurança e Informações da Fundação Nacional do Índio (Asi/Funai) ganhou o selo do programa Memória do Mundo Brasil da Unesco. O acervo conta com 1.160 dossiês textuais, além de fotos e cartografias. O programa contou com 29 candidaturas, sendo que destes, 10 saíram vencedores. A cerimônia de premiação deve ocorrer até dezembro deste ano.

A peça mais antiga do Asi/Funai é de 1968 e retrata a realidade indigenista. Os materiais tratam sobre a tutela das comunidades indígenas, as missões religiosas, a atuação de entidades ligadas à causa indígena, criação de parques indígenas e normas e regulamentos e assuntos administrativos.

O dossiê do acervo foi elaborado pelos servidores e historiadores Raynes Castro e Pablo Franco. O objetivo é de implementar os estudos sobre a política indígena desenvolvida no país.

Para Raynes, o reconhecimento quanto ao acervo mostra a importância dele, ;conferindo um status semelhante ao tombamento histórico". "Mas também representa uma responsabilidade", observa. O historiador também delimita a necessidade da preservação do material para que ele possa ser obtido pelas futuras gerações.

O programa

O Memória do Mundo Brasil premia anualmente 10 acervos com o selos, para a preservação desses materiais para o acesso mundial. O programa faz parte do Memória do Mundo, iniciado em 1992.
O patrimônio documental internacional visa contar histórias essenciais da humanidade, mostrando a evolução do pensamento e descobrimentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação