Cidades

Donos viajam e deixam cachorro sem comida e sem água por uma semana

Animal não recebe cuidados dos tutores desde 12 de outubro. Polícias Militar e Civil informaram aos vizinhos que nada podem fazer, pois não há responsáveis para autuar

Jéssica Eufrásio
postado em 19/10/2018 21:20
Vizinhos também relatam que cachorro não recebe cuidados adequados dos tutores e que costuma ser deixado do lado de fora da casa A comunidade da Quadra 12 do Cruzeiro Velho se mobiliza em função de um cachorro. Segundo relatos, os tutores do animal, mroadores de uma das residências do bairro, viajaram na última sexta-feira (12/10) e o deixaram sozinho, no Bloco F. Desde então, ninguém apareceu para dar comida ou água ao bicho. Além disso, o ambiente está sem limpeza e praticamente todo fechado.

O cão, que atende pelo nome de Bob, só se alimenta de vez em quando, com a ajuda dos moradores da quadra, que usam um pequeno espaço entre o portão e a parede para passar um guardanapo com ração. De acordo com relatos, o local onde o pet se encontra está repleto de fezes e urina, e o mau-cheiro pode ser sentido até pelo lado de fora do terreno.
Os vizinhos da família entraram em contato com a Polícia Ambiental e com a 3; Delegacia de Polícia (Cruzeiro Velho), mas foram informados de que as equipes nada podiam fazer, pois não há ninguém que possa ser autuado em flagrante pela prática de maus-tratos.

Apelo


No imóvel onde o animal foi deixado, moram um casal e duas crianças. Ainda de acordo com vizinhos, a comunidade escreveu cartas para o tutor do animal, apelando para que ele abrisse mão do cachorro caso não tivesse condições de criá-lo. "O histórico do dono é péssimo. Ele até já reclamou que os vizinhos querem ensiná-lo como tratar um cachorro. Aqui na quadra todo mundo se conhece, e não estamos vendo ninguém entrar lá desde o dia 12", relatou uma moradora, que preferiu não se identificar.

[VIDEO1]

Outra vizinha, que também não quis ter o nome revelado, contou que a família viajou para Ilhéus (BA) e tem previsão de voltar só no dia 26. "O cão uiva, late e arranha muito. É tudo fechado na parte externa, então acho que ele fica agoniado por causa do calor. O dono até tinha outro cachorro, que foi atropelado, mas vimos o bichinho agonizando na rua até morrer. Avisamos, e ele apenas levou o cachorro para casa, só não sabemos o que fez", disse.

O Correio entrou em contato com a equipe do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA) da Polícia Militar e recebeu a informação de que o grupo atua só em casos de flagrante. Um dos militares afirmou que o fato de os donos não estarem em casa não permite aos policiais entrar na residência sem um mandado judicial.

Em contato com a reportagem, o porta-voz da corporação, major Michello Bueno, disse que uma equipe irá ao local na manhã de sábado (20/10) para avaliar a situação do animal. O Correio não conseguiu contato com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação