Cidades

Para discutir o futuro do DF, Ibaneis e Rollemberg se enfrentam em debate

Às vésperas do segundo turno das eleições, o debate é mais uma chance de os candidatos se apresentarem aos eleitores e destacarem as principais propostas

Alexandre de Paula
postado em 21/10/2018 08:00
Ibaneis e Rollemberg participam de debate do Correio na quarta

Rodrigo Rollemberg (PSB) e Ibaneis Rocha (MDB) se enfrentarão, mais uma vez, para discutir os principais problemas de Brasília. Na quarta-feira (24/10), às 18h, o Correio promove o último debate do jornal entre o candidato à reeleição e o estreante na disputa pelo Buriti. O encontro será transmitido ao vivo pela TV Brasília e pelas redes sociais.

Às vésperas do segundo turno das eleições, o debate é mais uma chance de os candidatos se apresentarem aos eleitores e destacarem as principais propostas para a capital federal. Na reta final, o clima promete ser quente. Nos últimos dias, em agendas e eventos de campanha, os candidatos trocaram acusações e críticas.

O primeiro debate do segundo turno entre os candidatos ao Palácio do Buriti promovido pelo Correio foi no dia 11. Os concorrentes protagonizaram momentos de tensão. O governador, por exemplo, chamou o adversário de ;grileiro vertical; e disse que ele ;topa tudo por dinheiro; porque teria atuado na defesa de corruptos e invasores de terras. Ibaneis revidou, afirmando que Rollemberg tem ;memória curta; e ;é ingrato;, além de acusá-lo de ter sido omisso, como senador, com a corrupção na construção do Estádio Nacional Mané Garrincha.


Momento democrático


Para o cientista político e professor da Universidade de Brasília (UnB) Pablo Holmes, os debates no segundo turno são ainda mais importantes porque os eleitores podem fazer uma comparação mais clara entre as opções. ;São menos candidatos para tomar a atenção. Há limitações do impacto direto do debate, mas, dependendo do que ocorrer, se houver um momento crítico, é óbvio que isso pode influenciar o resultado das eleições;, avalia.

;Faz parte da democracia tirar os candidatos do universo da propaganda política, em que eles medem tudo o que falam e em que tudo é muito controlado por marketing. O debate é um momento em que eles têm de se expor de verdade;, completa o especialista.

Na visão do vice-presidente executivo do Correio, Guilherme Machado, o embate promovido pelo jornal é um espaço democrático e plural para que os candidatos exponham ideias. ;É o momento para que eles realmente participem de uma conversa construtiva sobre propostas para a melhoria da cidade;, comenta.

Machado destaca o impacto dos outros debates promovidos pela instituição nestas eleições. ;O retorno que nós tivemos foi extremamente positivo e pôde ser aferido por meio dos números de audiência na tevê e nas redes sociais, além da repercussão do conteúdo publicado no impresso. Por essas métricas, a gente consegue perceber que foi um instrumento importante neste processo de eleições no Distrito Federal;, ressalta.

Às vésperas do segundo turno das eleições, o debate é mais uma chance de os candidatos se apresentarem aos eleitores e destacarem as principais propostas


Receba as notícias do Correio pelo WhatsApp

Na correria do dia a dia, nem sempre sobra tempo para checar as notícias. Para quem quer se manter atualizado entre um compromisso e outro, as principais notícias do Correio Braziliense podem chegar pelo WhatsApp. E o melhor: de graça! Para assinar o serviço, basta enviar um ;olá; para o número (61) 9-9164-1042, salvá-lo na agenda de contatos e pronto! Os principais acontecimentos de Brasília, as grandes notícias da política, economia e tudo o que acontece no Brasil e no mundo vão chegar diariamente no seu telefone.

Com o serviço, o leitor recebe informação de qualidade, sempre verificadas, para compartilhar com quem quiser, quando quiser, sem se preocupar com fake news. Lembrando que é necessário ter o aplicativo de mensagens instalado no seu smartphone. O download pode ser feito nas lojas virtuais de cada sistema operacional de forma gratuita.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação