Cidades

Na disputa pelo GDF, acusações pesam contra os dois candidatos

Rollemberg é alvo de ação ajuizada por Ibaneis por suposto abuso de poder político, e jornal denuncia possível compra de votos do emedebista

Ana Viriato
postado em 25/10/2018 06:00
Ibaneis Rocha
Candidato ao Palácio do Buriti pelo MDB, Ibaneis Rocha ajuizou, ontem, ação de investigação judicial eleitoral contra o adversário Rodrigo Rollemberg (PSB) e o ex-secretário de Cidades Marcos Dantas (PSB) por abuso de poder político. A peça relata supostos episódios de coação de servidores para promoção da campanha do socialista, exoneração de comissionados que se recusaram a declarar apoio à candidatura, uso indevido da comunicação institucional para promoção pessoal e execução simulada de programa social para fins eleitorais.

A petição entregue ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) reúne mensagens de WhatsApp, imagens, transcrições de vídeos e relatos. A equipe de campanha de Rollemberg alegou que não comentaria o caso, ;pois o governador não foi citado judicialmente;. A reportagem não conseguiu contato com Dantas.

No mesmo dia da denúncia, matéria do jornal O Globo mostrou que fiéis da Igreja Sara Nossa Terra confessaram à equipe que receberam remuneração de R$ 100 para fazer campanha em favor do emedebista nas ruas ; as conversas foram gravadas. Na terça-feira, membros da igreja acenavam bandeiras, distribuíam adesivos e gritavam o nome do advogado na W3 Norte.

Conforme os frequentadores do templo, a mobilização ocorre desde a última sexta-feira. Ao todo, segundo o coordenador do grupo, foram recrutadas 14 equipes de religiosos em 11 igrejas. O uso de recursos da Igreja para garantir que fiéis façam campanha constituiria crime, pois trata-se de doação, o que é proibido pela legislação eleitoral. Contatada pelo jornal, a campanha do emedebista afirmou que ;todo o trabalho de militantes e fiscais no segundo turno é voluntário;.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação