Cidades

Fim de semana será chuvoso no Distrito Federal, prevê Inmet

As chances maiores são no final da tarde e noite. Ontem, a Defesa Civil emitiu alerta de 72 horas para risco de ocorrências meteorológicas adversas

Mariana Machado
postado em 26/10/2018 09:25
Nesta sexta, a previsão para a tarde é de chuva em todo o Distrito Federal
Apesar de o Distrito Federal ter amanhecido com raios de sol, a chuva não vai dar folga para o brasiliense nesta sexta-feira (26/10). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para hoje é de pancadas de chuva principalmente no final da tarde e noite. Nos últimos dois dias, o Instituto emitiu alertas de temporal, o que é feito a partir de avaliações de parâmetros meteorológicos que preveem ventos de 60Km/h, e volume de chuvas de até 50mm/dia.
Mas nem por isso o calor faltará. A temperatura máxima do dia deve variar entre 28 ;C e 29 ;C durante a tarde, enquanto a mínima foi registrada às 6h, quando os termômetros marcaram 18 ;C. Com as chuvas, a umidade será alta durante todo o dia, variando entre 50% e 95%.
As chuvas dos meses de setembro e outubro costumam ser mais fortes pelo período de transição da seca para o aumento da umidade. Uma das consequências pode ser o granizo, que chegou a cair no início do mês.
Segundo a meteorologista Morgana Almeida, as chuvas devem continuar pelo final de semana. ;No dia da eleição, principalmente no período da tarde, deve haver chuva mais forte. Por isso é bom acompanhar as previsões e boletins meteorológicos do Inmet;, alertou.

Alerta

Ontem, a Defesa Civil alertou para o risco moderado de ocorrências meteorológicas adversas até domingo. A indicação do órgão, em caso de acidentes, é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Em caso de trovoadas, deve-se evitar a utilização de aparelhos eletrônicos ligados nas tomadas, como celulares por exemplo. Em caso de ventos, não se deve buscar abrigos sob árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Os bombeiros também alertam que a população, ao notar uma árvore morta, deve retirá-la ou acionar o órgão competente (Novacap) para evitar acidentes.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação