Cidades

Urnas com defeito precisam ser trocadas no início da votação no DF

TRE confirmou trocas na Asa Sul e na Asa Norte. O Correio presenciou falha em Planaltina e também em São Sebastião

Renato Souza, Renata Rios, Cézar Feitoza - Especial para o Correio
postado em 28/10/2018 10:00
Urna eletrônica
Logo nas primeiras horas de votação neste segundo turno das eleições de 2018, algumas urnas do Distrito Federal apresentaram problema e precisaram ser trocadas.

Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), até a última atualização desta matéria, estavam confirmados um caso na Asa Norte (14; Zona eleitoral) e outro na Asa Sul (1; Zona Eleitoral), onde o problema foi em um equipamento de justificativa de ausência.
Além desses dois casos, a reportagem do Correio presenciou a troca de outras duas urnas no Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, em Planaltina. A troca ocorreu rapidamente e, em cerca de cinco minutos, a situação já estava normalizada.


São Sebastião

No Centro Educacional São Francisco, conhecido como Chicão pela população de São Sebastião, uma urna eletrônica teve de ser trocada pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Por volta das 9h, um eleitor alegou que uma tecla do aparelho apresentava problema e reclamou com os mesários. Uma das responsáveis pela seção, que não quis se identificar, conta que a situação foi estranha, porque o eleitor reclamava que o problema o tinha impossibilitado de votar, mas ela havia ouvido o som que a urna emite após a confirmação do voto. "Três votaram depois desse rapaz, ainda antes da urna ser trocada, e viram que estava tudo normal", contou uma das mesárias.

O Ministério Público Eleitoral recebeu a informação do ocorrido às 9h46 e fez a troca da urna, por precaução, às 10h. O promotor de justiça Rodrigo Machado afirma que "a troca foi rápida e não causou maiores problemas na seção eleitoral".

A urna passará por vistoria para atestar se houve algum problema. Em um local de voto tranquilo, cerca de 20 pessoas tiveram de esperar a troca da urna para votar.

O supervisor da escola Frederico Costa, 32, relata que após a urna ser trocada tudo foi normalizado. "No momento da confusão, fiquei vendo o entrevero entre os policiais, promotores de justiça, juiz e o eleitor que reclamava da situação do lado de fora da sala", rememora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação