Cidades

Três eleitores são presos no DF ao tentar filmar o próprio voto

Os eleitores foram flagrados quebrando o sigilo do voto no Recanto das Emas e na Fercal. A conduta deles é crime eleitoral, punido com multa de até R$ 15 mil e prisão de até 2 anos

Adriana Bernardes, Renata Rios, Caroline Cintra - Especial para o Correio
postado em 28/10/2018 10:32
Secretário da sessão eleitoral 249, no Recanto das Emas, Dionlan Alves registra boletim de ocorrência de Crime eleitoral na 27ª DP
Três eleitores foram detidos na manhã deste domingo (28/10), no Distrito Federal, ao serem flagrados tentando fotografar e filmar o voto. Os casos foram registrados no Recanto das Emas e na Fercal, em Sobradinho.

No Recanto, um jovem de 22 anos acabou na delegacia por volta das 8h40, ao tentar filmar, com o celular, o momento do voto. Ele estava no Centro de Ensino Fundamental 308. O secretário da seção eleitoral 249 Dionlan Alves foi quem percebeu o crime e notificou a Polícia Militar.

De acordo com o Dionlan, antes de entrar na cabine, o rapaz foi advertido e não quis depositar o celular no local solicitado. "Ele chegou a fazer um vídeo e logo o coordenador da seção foi notificado e chamei a Polícia", contou. Dionlan ainda disse que o jovem afirmou que estava votando nulo e que digitava um número inexistente. "Depois que percebemos, ele acabou votando em algum candidato que não sabemos qual é. Além do crime eleitoral, o rapaz foi muito desrespeitoso com os mesários", relatou.

Abalada, a mãe do jovem chegou à delegacia por volta das 10h e disse que a atitude dele foi "coisa da idade" e não quis mais se pronunciar. O rapaz também não quis dar entrevista sobre o fato.

Ele foi levado, sem algemas, à 27; Delegacia de Polícia (Recanto das Emas), onde aguardará uma audiência com o juiz eleitoral, que vai decidir se ele ficará detido ou se responderá pelo crime em liberdade. As penas serão definidas pelo juiz. De acordo com o tenente Uraquitan, da Polícia Militar, esta foi a única ocorrência na cidade até por volta das 10h30.

Outro caso foi registrado às 11h51 no Recanto das Emas. Um homem foi detido pela Polícia Militar na CEF 101, na Quadra 101, após ter sido flagrado filmando o momento do voto. Ele foi conduzido à delegacia da região, assinou um termo de compromisso e foi liberado.

Fercal

Na região da Fercal, em Sobradinho 2, um homem de 29 anos foi detido pela PM por volta das 9h por ter feito gravação em vídeo do voto dele no Centro Educacional Fercal. De acordo com a Divisão de Comunicação da Polícia Civil, o caso foi registrado na 35; Delegacia de Polícia (Sobradinho 2) e ele se comprometeu a comparecer à Justiça para responder pelo crime eleitoral.

De acordo com a lei eleitoral, fotografar ou filmar o voto é crime eleitoral sujeito a multa de até R$ 15 mil e até mesmo ser preso, com pena de até 2 anos.

Também é crime eleitoral a compra de votos; usar de violência ou grave ameaça para coagir alguém a votar ou não em determinado candidato ou partido; fornecer alimentação ou transporte para eleitores; causar propositadamente danos à urna eletrônica, ou violar informações nela contidas.

Já no dia da eleição, fica proibido o uso de alto-falantes e amplificadores de som; comício ou carreata; fazer boca-de-urna; distribuir material de propaganda política fora da sede do partido ou comitê político.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação