Cidades

Quase 200 mil brasilienses anulam ou votam em branco para governador

18,93% dos eleitores não compareceram. Em 2014, a abstenção foi de 12,64% do eleitorado

Alexandre de Paula
postado em 28/10/2018 21:11
Eleitor em seção eleitoral no DF
Em 2018, 193,3 mil eleitores do Distrito Federal não quiseram escolher nenhum dos dois candidatos ao Palácio do Buriti no segundo turno das eleições, em que o emedebista Ibaneis Rocha derrotou o atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Cerca de 8% dos brasilienses anularam e 3,47% votaram em branco. O número, no entanto, é pouco menor do que o índice registrado no segundo turno de 2014 quando 152,7 mil (9,22%) anularam e 42 mil votaram branco (2,54%).

A abstenção, por outro lado, superou em muito a registrada em 2014. Cerca de 19% dos eleitores do Distrito Federal não compareceram à votação do segundo turno neste ano. Foram 394,2 mil pessoas que deixaram de votar. Na eleição anterior, por volta de 240 mil pessoas não votaram, o que representou o percentual de 12,64.

No primeiro turno do pleito deste ano, a abstenção foi parecida: 389,8 mil brasilienses não votaram. O índice ficou próximo também dos 19%. Os votos nulos e brancos, porém, representaram um total menor: 66,5 mil brasilienses votaram branco e 113,6 mil anularam o voto.
[VIDEO1]


Desencanto


O alto percentual de abstenção e de votos nulos e brancos era um fenômeno esperado por especialistas antes do pleito. O desencanto com a política e os inúmeros escândalos de corrupção dos últimos anos contribuíram, segundo os especialistas, para que a população optasse por não votar.

"Os escândalos recentes (na última década) da política e a situação bastante debilitada de setores como saúde, educação e segurança pública no país levaram o eleitor a ficar desanimado. Isso tudo gerou um descrédito muito grande com a política e com os políticos e, sem dúvidas, vai se refletir num número maior de abstenção e de votos brancos e nulos", explicou o especialista em políticas públicas pela UnB e professor de ciência política Emerson Masullo, em entrevista ao Correio antes do pleito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação