Cidades

Morre André Esteves médico responsável pelo 1º transplante de coração do DF

Natural de Novo Cruzeiro (MG), o pioneiro marcou a medicina no DF. O médico morreu aos 91 anos e deixa quatro filhos e a mulher

Walder Galvão - Especial para o Correio
postado em 29/10/2018 19:11
André Esteves
Morreu, aos 91 anos, o médico André Esteves. Pioneiro na capital, ele foi responsável pelo primeiro transplante de coração de Brasília. A cirurgia ocorreu em 29 de dezembro de 1990 e foi um marco na medicina local. Ele morreu após sofrer acidente doméstico nesta segunda-feira (29/10). Esteves deixa quatro filhos e a mulher, Neuza Esteves.

Natural de Novo Cruzeiro (MG), cursou o ensino fundamental em Teófilo Otoni e o médio em Belo Horizonte, onde concluiu a faculdade. Em entrevista ao Correio, o médico contou que a paixão pela saúde veio do avô paterno, que estudou farmácia e, apesar de não ter concluído o curso, tornou-se referência na cidade, onde não havia médico.

Esteves deixou o legado da medicina na família. O filho dele, Leonardo Esteves, também é médico. A neta, Carolina Esteves, trilha os mesmos passos do avô no caminho para se tornar uma profissional da saúde.

O médico chegou a Brasília em 1963, retornou a Minas, porém em 1964 se mudou de vez para a capital. No DF, ele trabalhou no Hospital de Base e lecionou na Universidade de Brasília (UnB). Os familiares ainda não marcaram data para o velório.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação