Cidades

Menina de 5 anos é atingida por galho e tem afundamento do crânio

Maria Sofia chegava à escola quando foi derrubada por um galho. Ela passou por cirurgia de reconstrução do crânio e agora está sedada na UTI

Mariana Machado
postado em 30/10/2018 16:44
Segundo a Novacap, diversas solicitações de poda foram feitas na 302 Norte e os serviços da companhia atendem a um cronograma para contemplar todo o DF
Uma menina de 5 anos teve afundamento do crânio e foi colocada em coma induzido depois que um galho de uma árvore a atingiu quando chegava à escola onde estuda, o Jardim de Infância da 302 Norte. Tudo aconteceu na tarde de ontem (29/10), pouco antes da chuva que causou acidentes no Distrito Federal.
A criança, que mora no Itapoã com os pais e os irmãos, tinha acabado de descer do ônibus escolar, por volta das 13h30, quando um grande galho caiu e a derrubou. Professores e brigadistas prestaram os primeiros socorros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fez o transporte para o Hospital de Base.
Ontem mesmo ela passou por cirurgia de reconstrução de crânio e agora está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. O pai, de 33 anos, disse que, apesar de ainda estar sedada, ela está estável e melhorando. Ainda não há previsão de alta. Hoje ela passou por uma tomografia e agora descansa no pós-operatório.
O pai e a mãe estão se revezando para ficar com a menina e com os outros dois filhos em casa. Toda a família está preocupada. ;A família está chocada e muitas vezes bate o desespero, mas ela vai sair dessa, com fé em Deus;, disse o pai.
Hoje, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) informou, por nota, que enviou um técnico à quadra para mapear a área e na quarta-feira (31/10), equipes farão a limpeza necessária. Segundo o órgão, diversas solicitações de poda foram feitas na 302 Norte e os serviços da companhia atendem a um cronograma para contemplar todo o DF.
A pasta explicou ainda que a árvore de onde o galho se desprendeu é um cambuí, espécie com altura média de 22 metros e que segue um ciclo natural de queda dos galhos. ;Este ano, particularmente, ocorreu um fenômeno atípico que foi a presença de chuvas em praticamente todos os meses, fazendo com que as árvores, acostumadas ao tempo seco, ficassem mais propensas à quedas;, diz o texto.
Segundo a Novacap, apenas em 2018, foram feitas cerca de 70 mil podas nas mais de 5,5 milhões de árvores espalhadas pelo Distrito Federal. Eles afirmam ainda que mais de 80 escolas receberam serviços de manutenção e podas preventivas de árvores e que realizam monitoramento das áreas com espécies mais antigas e propensas a quedas devido a chuvas fortes.


Alerta

Quem souber de árvores com suspeita de queda (produzindo estalos ou com desvio de galhos repentinos) pode contatar a Novacap por meio da Ouvidoria Geral do Governo de Brasília (162), ou da Ouvidoria própria do órgão (3403-2626). As demandas são vistoriadas pelos técnicos, classificadas de acordo com a urgência e incluídas no cronograma de podas da companhia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação