Cidades

Bebê de seis meses vítima de maus-tratos continua em coma induzido no Hmib

De acordo com a 13ª Delegacia de Polícia (Sobradinho), onde o caso foi aberto, é de que o pai da criança já tinha outras passagens pela polícia por furtos e porte de drogas. Os pais, que continuam presos, são principais suspeitos pelos maus-tratos.

Luana Pontes - Especial para o Correio
postado em 31/10/2018 17:11

Bebê de seis meses vítima de maus-tratos segue internado no Hmib em estado grave.

Dois dias após ser internada em estado grave, uma bebê de 6 meses segue a luta pela vida. A informação passada pela equipe médica para família da criança, na manhã desta quarta-feira (31/10), é de que o coma induzido foi mantido e que respira com a ajuda de aparelhos. Um tio de 37 anos está acompanhando o caso. A bebê, internado a princípio no Hospital Regional de Sobradinho (HRS) na noite de segunda-feira (29/10), apresentava sinais de maus-tratos. Ela precisou ser transferida, na terça-feira (30/10), para o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), na Asa Sul. Os principais suspeitos de cometerem as agressões contra a criança são os pais, de 29 e 23 anos.

O bebê deu entrada no hospital após o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atender a um chamado dos pais. Eles disseram que a menina havia engasgado. Quando a equipe chegou no local, a criança estava em parada cardíaca. O socorro levou 50 minutos para fazer o coração da menina voltar a bater. Conduzida para a UTI Neonatal do Hospital Regional de Sobradinho (HRS), foram constatadas múltiplas fraturas pelo corpo, como nas pernas e nos braços. Ela apresentava assaduras na região genital, tinha sinal de queimadura na boca e no nariz e estava com baixo peso. Os médicos também constataram uma antiga lesão na clavícula esquerda, que já apresentava calcificação.

Os pais da criança tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva, ainda na terça-feira (30/10), por decisão judicial que entendeu que os dois torturaram a filha. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) decidiu suspender o poder familiar dos pais que maltrataram a bebê. O casal é mantido separado dos demais presos por ordem do juiz da Vara Criminal de Sobradinho, Aragonê Nunes, que entende que a decisão garante a ordem pública e preserva a integridade da criança.

Investigações

As investigações preliminares da 13; Delegacia de Polícia (Sobradinho), onde o caso foi aberto, são de que o pai da criança já tinha outras passagens pela polícia por furtos e porte de drogas. As investigações continuam para que seja esclarecido o que aconteceu. O delegado-chefe da 13; DP (Sobradinho), Hudson Maldonado, disse já ter ouvido alguns depoimentos ainda na tarde de terça-feira (30/10). Segundo o chefe de polícia, os depoimentos da conselheira tutelar e da policial civil que realizou a prisão do casal confirmam a versão de maus-tratos com a criança. "A policial disse que a mãe afirmou já ter agredido a filha com safanões, puxões e outras formas", contou o delegado.

Família

Acionado pelo Conselho Tutelar de Sobradinho, o irmão do pai da criança, de 37 anos, acompanha o estado de saúde da sobrinha que supostamente sofria maus-tratos dos pais. O homem está bastante otimista quanto ao estado de saúde do bebê. "Não quero receber nenhuma notícia negativa. Enquanto o coração dela bater, vou ficar na esperança", desabafou o tio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação