Cidades

Temporal derruba árvores e causa transtorno nesta quarta-feira

Três arvores caíram no Plano Piloto; outubro teve chuva acima da média histórica

Cézar Feitoza - Especial para o Correio
postado em 31/10/2018 19:37
Dalmo Vieira solicitou o atendimento aos bombeiros, que demoraram mais de uma hora para chegar ao local Durante a rápida e forte chuva desta quarta-feira (31/10), o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal teve de atender três ocorrências de queda de árvores. Todos os casos foram registrados no Plano Piloto: um na Esplanada dos Ministérios, outro no Setor de Autarquias Sul e o terceiro na 704 Sul. Ninguém se feriu.
O advogado Dalmo Santos, 52 anos, é morador de Planaltina, mas havia estacionado às 17h no Setor de Autarquias, próximo ao prédio do INSS, para resolver algumas questões rápidas na Justiça Federal. Meia hora depois, após esperar a chuva abrandar, Dalmo se deparou com uma árvore caída sobre o seu carro.

"Primeiro, perplexidade. A gente nunca espera, mesmo com uma chuva dessas, encontrar o nosso carro debaixo de uma árvore desse tamanho. Depois, a sensação de livramento, de não ter vindo de imediato. O estrago poderia ser ainda maior, a árvore poderia ter caído comigo dentro do carro", conta Dalmo, aliviado.

Três arvores caíram no Plano Piloto; outubro teve chuva acima da média histórica
Tendo acionado o seguro e os bombeiros para a retirada do carro, o advogado não cria expectativa em relação à recuperação do veículo. "É difícil avaliar se ele teve perda total ou se a recuperação é tranquila, porque o tronco está sobre o lado do passageiro. Não sei se empenou a longarina. Mas que assusta o carro desse jeito, assusta", relata.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo às 17h50 por causa do indicativo de fortes chuvas e ventos intensos. A Defesa Civil também advertiu a população sobre os riscos, orientando que os cidadãos não se abriguem debaixo de árvores.

Acima da média

Com esta chuva, o mês de outubro termina com precipitações acima da média histórica. Choveu 239,4 mm nestes 31 dias, enquanto a média é de 159 mm. Segundo a meteorologista Maria das Dores Azevedo, a chuva deve permanecer caindo no mês de novembro. "A previsão é de chuvas fortes nos próximos dias, com possibilidade de queda de granizo e ventania. Não tem como confirmar, mas o mês de novembro tem médias climatológicas mais altas que outubro", conta.
Em novembro, a média é da chuva é de 231,1mm. Os ventos, que também se intensificaram com rajadas mais intensas, de até 60 km/h, também devem passar pelo Distrito Federal no mês que se inicia nesta quinta (01/11).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação