Cidades

Novembro começa com chuvas no DF. Feriado será de tempo fechado

Outubro teve chuvas acima da média e a expectativa é de mais água para novembro

Mariana Machado
postado em 01/11/2018 08:23
A temperatura máxima prevista para a quinta-feira é de 29 ºC e a umdade deve variar entre 95% e 50%
Depois de um mês de outubro com temporais e até granizo, o Distrito Federal recebe novembro com mais chuva. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta quinta-feira (1/11) é de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas. A expectativa para o feriado e o final de semana também é de tempo fechado. Para hoje, a umidade relativa deve variar entre 95% e 50%.
Assim como foi visto ao longo da semana, o tempo abafado trará mais calor, com termômetros alcançando os 29 ;C. A mínima registrada na madrugada foi de 18 ;C. O grande volume de chuvas do mês passado ultrapassou em cerca de 49,8% a média de chuvas do mês, que é de 159,8 mm;. Ao todo, outubro de 2018 registrou 239.4 mm;.
A média de novembro é de 231.1 mm;. Segundo o meteorologista Hamilton Carvalho, nos últimos três anos, o Distrito Federal viu chuva sempre abaixo da média, mas agora a situação voltou ao normal. ;A gente observa uma graduação das chuvas. Em setembro são poucas, em outubro um pouco mais, novembro ainda mais e dezembro e janeiro são os meses que mais chovem;, explica.

Temporais

Nesta semana, chuvas de granizo surpreenderam os brasilienses na segunda-feira (29/10) e ontem (31/10). O temporal de segunda feira causou diversos engarrafamentos e acidentes: no Lago Sul, um ônibus com 30 pessoas tombou e quatro passageiros precisaram ser levados ao hospital.
Ontem, parte do gesso do pilotis da Biblioteca Nacional de Brasília caiu e uma porta de vidro se quebrou. Os ventos alcançaram a velocidade de 50 km/h. O Corpo de Bombeiros precisou atender a pelo menos três ocorrências de queda de árvores no Plano Piloto: um na Esplanada dos Ministérios, outro no Setor de Autarquias Sul e o terceiro na 704 Sul. Ninguém ficou ferido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação