Cidades

Vítimas de queda de avião em MG são dois médicos de Brasília e os 3 filhos

Estavam na aeronave Marcos Nogueira Chagas, 45 anos, a mulher dele, Carla Giannine Pereira Medina, 44 , e os três filhos de 7, 10 e 13 anos. O casal era médico radiologista de Brasília

Isa Stacciarini
postado em 04/11/2018 16:40
Marcos Nogueira Chagas, ao lado da mulher, Carla Giannine Pereira Medina: aviação como hobby
Um avião monomotor que saiu de Brasília com destino a Varginha (MG), no Sul de Minas Gerais, destruiu uma família inteira moradora de Brasília. O acidente aconteceu em Patos de Minas (MG), distante 435 quilômetros do Distrito Federal. Estavam na aeronave o casal Marcos Nogueira Chagas, 45 anos, a mulher dele, Carla Giannine Pereira Medina, 44, e os filhos de 7, 10 e 13 anos. Eles eram médicos radiologistas em Brasília.

Marcos pilotava a aeronave de prefixo PR-ZMZ. O monomotor caiu por volta das 10h30 de ontem, próximo a uma fazenda, a 1,5 quilômetro do Aeroporto Municipal de Patos de Minas. Segundo o comandante da operação, tenente José Inivaldo de Queiroz Silva, o piloto chegou a sobrevoar o aeroporto. ;Acreditamos que, pela proximidade com o terminal, ele iria abastecer aqui;, explicou.

Bombeiro da 4; Companhia Independente de Patos de Minas, o tenente esclareceu que, com o impacto, o piloto e todos os passageiros morreram na hora. ;Até pela gravidade dos ferimentos, eles não conseguiram sobreviver. A investigação ficará a cargo do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos);, disse.

Os bombeiros atenderam a ocorrência em três viaturas e cinco militares. ;Mas, quando chegamos ao local, o avião já estava completamente destruído;, contou o comandante da operação. Os corpos foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Patos de Minas para exame de corpo de delito.

[FOTO1280835]

Investigação

O Cenipa informou, por meio de nota, que o Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 3), órgão regional, realizará a ;ação inicial de ocorrência envolvendo a aeronave;. Isso significa que o centro começa, imediatamente, o processo de investigação, com o objetivo de coletar dados que possam revelar o que pode ter motivado o acidente.

O primeiro passo da investigação consiste em fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos. O objetivo é prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram. ;A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo Cenipa terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente;, informou a assessoria da Força Aérea Brasileira (FAB) em nota.

Hobby

Advogado de Marcos e amigo da família, Lucas Vianna Kauffmann do Nascimento contou que Marcos tinha habilitação para pilotar aeronave e, aos fins de semana, gostava de voar com amigos e família. ;Ele, inclusive, me convidava para ir, mas nunca tinha surgido a oportunidade;, contou.

Em consulta ao site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião aparece com a situação de aeronavegabilidade normal. De modelo RV-10, ela é do ano de 2013 e foi fabricada pela Flyer Industria Aeronáutica LTDA. Pesa 1.224 quilos.

Carla e Marcos eram sócios de duas clínicas de radiologia: a Scan e a Zigmax. Entre várias manifestações de luto, uma das funcionárias do Hospital São Francisco, em Ceilândia, onde o casal trabalhava, deixou uma mensagem em uma rede social: ;Meu carinho eterno por vocês. Triste, para mim, não ouvir um bom dia desse casal tão carismático. Há quatro anos que conheço vocês no hospital e só tenho a agradecer por todo o carinho que distribuíram. Ficarão marcados para sempre", lamentou. Outro colega disse estar ;com o coração em pedaços;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação