Cidades

Brasília recebe o 1º Congresso Internacional de Ciências Policiais

Nos 3 dias de evento, palestrantes nacionais e internacionais discutirão a otimização da segurança pública. Evento é organizado pelo Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP) da Polícia Militar do DF

Erika Manhatys*
postado em 06/11/2018 15:53
Comissário da ONU, Luís Carrilho, é um dos palestrantes no congressoA segurança pública é tema do 1; Congresso Internacional de Ciências Policiais (CICP), realizado pelo Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP) da Polícia Militar do DF. Entre os dias 5 e 7 de dezembro, 12 palestrantes nacionais e internacionais dividirão o palco do evento, para elucidar questões pertinentes à prestação de serviço dos órgãos de segurança.

A sociedade poderá participar ativamente dos debates. O congresso apresentará os trabalhos submetidos por pesquisadores da área, divididos em 11 temas: organizações policiais; polícia e sociedade; ambiente institucional do sistema policial; inovação, mudança e empreendedorismo na polícia; acesso à polícia; Termo Circunstanciado de Ocorrências, Auto de Prisão em Flagrante e ciclo completo; prevenção criminal e criminologia; governança em organizações policiais; desempenho em organizações policiais; saúde policial; estratégias e práticas no ensino policial.

O ciclo de palestras será ministrado por policiais militares do Distrito Federal, professores e estudiosos, além de representantes de organismos internacionais, como o comissário Luís Carrilho, Conselheiro Policial das Nações Unidas e Diretor da Divisão de Polícia da ONU e David Odalric de Caixal i Mata, Diretor Geral da SECINDEF (Security, Intelligence & Defense), na Espanha. Representante de Portugal, o doutor em direito e membro do Conselho Científico do Observatório de Criminalidade Organizada, Manuel Monteiro Guedes Valente, também estará no congresso.
Um dos organizadores do evento, o major da Polícia Militar do DF (PMDF), Isângelo Senna, conta sobre a importância de um congresso orientado às ações policiais. "Existem muitos outros eventos que tratarão sobre a segurança pública, entretanto, este é o primeiro a falar sobre o serviço policial, a interação entre agentes e população". O militar também afirma que o congresso receberá policiais de outros países. "Já estão confirmados policiais da Espanha, Estados Unidos, França, Japão e Suiça. É interessante mostrar como funcionam as forças policiais em cada nação", diz o major.

As inscrições para participar do CICP estão abertas e disponíveis na página do evento (http://www.iscp.edu.br/cicp).
Estagiária sob a supervisão de Adriana Bernardes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação