Cidades

Dono e gerente de supermercado são presos por vender mercadorias furtadas

Polícia Civil monitorou a organização criminosa durante 10 meses. O grupo se passava por empresa de frete para furtar mercadorias e vendê-las no DF e no Entorno

Hellen Leite
postado em 07/11/2018 07:48

Donos e funcionários do Supermercado Alvorada são presos pela Polícia Civil, suspeitos de roubo de mercadoriasA Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta quarta-feira (7/11), uma operação contra o dono dos supermercados Alvorada, Eudes Teixeira, 49 anos, um gerente da rede e outras pessoas acusadas de integrar quadrilha que agia para comercializar cargas furtadas em estabelecimentos do DF e do Entorno.


A Operação Latrinariam cumpre 14 mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão domiciliar nas regiões administrativas de Ceilândia, Samambaia, Santa Maria, Taguatinga, Recanto das Emas, Gama, Brazlândia e Valparaíso de Goiás.

A polícia também recolheu produtos em más condições de conservação e possivelmente provenientes de roubo. Um caminhão carregado também foi localizado pela polícia nas dependências de um estabelecimento.

Caminhão localizado no depósito do Supermercado Alvorada, Céu Azul, Valparaíso de Goiás

[SAIBAMAIS]A investigação durou cerca de 10 meses. Segundo a PCDF, o grupo criminoso agia sob extrema organização, principalmente no furto mediante fraude de cargas e a receptação por meio de comércios legalizados em Santa Maria e no Entorno. Eles usavam caminhões com placas clonadas para se passar por uma empresa de transporte de cargas.

[VIDEO1]

O supermercado tinha a função dentro da organização criminosa de vender os produtos roubados e aferir os lucros do crime. "Ainda não sabemos exatamente a quantidade, mas a gente acredita que grande parte das mercadorias que estão sendo vendidas para a população local são mercadorias ilícitas advinda do furto de cargas", informou o delegado Luiz Fernando, responsável pela investigação do caso.

Lavagem de dinheiro

O dono dos supermercados e suspeito de liderar a organização criminosa, Eudes Teixeira, também é proprietário de uma revendedora de veículos em Santa Maria. A Polícia Civil apreendeu cinco carros de luxo, possivelmente adquiridos por meio da lavagem de dinheiro.


Carro de luxo apreendido em revendedora de veículos usada para lavar dinheiro proveniente do furto de cargas"Há vários veículos de propriedade dele, mas que estão em nome de laranjas, para ele poder se furtar da operação policial. A revendedora, que possui cerca de cem carros, não tem cadastro na Receita e será autuada por cada automóvel irregular no local", esclarece o delegado André Oliveira.

Os investigados devem responder por organização criminosa, furto mediante fraude, receptação qualificada, adulteração de sinal identificador de veículo, falsidade ideológica e uso de documento falso. Caso condenados, a pena pode chegar a 41 anos de prisão. A investigação está a cargo da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri/DF), da Polícia Civil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação