Jornal Correio Braziliense

Cidades

Quinta-feira será de frio e chuva constante em todo o Distrito Federal

As chuvas que acordaram o brasiliense devem continuar ao longo de todo o dia. A temperatura máxima prevista é de 24 ºC no final da tarde

Se tem uma coisa que o brasiliense não pode esquecer hoje é o guarda-chuva. A quinta-feira (8/11) que já amanheceu garoando promete pancadas e tempo fechado ao longo de todo o dia no Distrito Federal. Com as chuvas, a umidade relativa do ar também fica alta, variando entre 60% e 100% e o clima de frio pede um café bem quente. Os termômetros registraram temperatura mínima de 18;C na madrugada, por volta de 5h, e não vai esquentar muito mais do que isso: a máxima só deve chegar a 24;C no fim da tarde, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o meteorologista Hamilton Carvalho, as chuvas devem continuar até o fim de semana, assim como as temperaturas mais baixas. O sol vai aparecer pouco e o céu permanecerá encoberto. "Em novembro chove com mais constância, por horas seguidas, mas de forma mais branda do que o que foi observado em outubro", explica.
No mês passado, o índice de chuvas ultrapassou em quase 50% a média de 150.8mm. A a expectativa é de que em novembro chova o equivalente ou até mesmo acima da média do mês (de 227 mm). "No ano passado, nós tivemos um deficit de chuvas, mas este ano está normal, tanto para a região Centro-Oeste quanto Sudeste. Esses índices devem ir aumentando gradualmente para dezembro e janeiro", acredita o meteorologista.