Cidades

Codeplan doa acervo histórico ao Arquivo Público do Distrito Federal

Estudos geográficos, mapas e livros fazem parte dos documentos doados para o órgão

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 08/11/2018 18:29
A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) doou documentos históricos ao Arquivo Público do DF a fim de preservar a memória da capital do país. São 11,08 metros lineares de livros, mapas e caixas de arquivos que constavam do acervo da companhia.

O mapeamento das obras foi feito por uma comissão, que resgatou publicações distribuídas em salas e diretorias da Codeplan. A medida segue iniciativa de envio do Relatório Cruls, que faz parte do acervo e está no Arquivo Público. O documento é uma das obras mais significativas da história de Brasília e resultado de expedição homônima que definiu limites e fronteiras do que viria a ser o território do DF.

Também constam do acervo materiais e documentos referentes à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

A entrega do material foi formalizada por meio de assinatura do Termo de Recolhimento do Acervo Historiográfico do Distrito Federal e Região Metropolitana ao Arquivo Público do Distrito Federal.

A segunda etapa do projeto prevê o repasse de documentos à Biblioteca Nacional de Brasília. Uma equipe permanente trabalha no levantamento das obras que podem ser destinadas ao órgão. A expectativa é de que o material seja transferido até dezembro.

Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação