Cidades

Dia Mundial da Filosofia relembra porque devemos acreditar na humanidade

A organização Nova Acrópole em parceria com a UNESCO celebram a data com diversas atividades gratuitas.

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 08/11/2018 17:38
Dia Mundial da Filosofia oferece palestras gratuitas no Distrito Federal
Acontece em Brasília, até dia 11 de novembro, o dia mundial da Filosofia. O evento teve início na última segunda-feira (5) com palestra na Universidade Católica de Brasília e conta com diversas outras atividades gratuitas que serão realizadas em mais três locais do Distrito Federal.

A celebração é uma iniciativa da Organização Internacional Nova Acrópole que comemora o dia especial com ações nos mais de 50 países em que está presente e em suas 80 sedes no Brasil. A data, instituída pela UNESCO em 2002, é festejada todos os anos na terceira quinta-feira do mês de novembro e busca valorizar o papel da filosofia para o desenvolvimento do pensamento, das atitudes e das relações humanas.

Neste ano, o tema escolhido para debate ;Filosofia e Humanismo: Por que devemos acreditar na humanidade?;, tem como objetivo mostrar de que forma a filosofia pode contribuir para a transformação da sociedade. Além disso, busca também entender, para além dos condicionantes sociais e econômicos, o que faz uma pessoa superar dificuldades para descobrir a cura de doenças, viajar ao espaço, ajudar na felicidade dos demais.
;Cada ser humano representa uma potência a ser desenvolvida pelo poder da educação. E esta potência deve estar em harmonia com as leis da natureza e servir para um propósito na sociedade. Dessa forma, a vida humana deveria refletir o movimento do universo, como nos mostra a ciência de Giordano Bruno e a ética de Aristóteles;, explica a professora da Nova Acrópole, Kelly Aguiar.
Programação
O evento conta ainda com mais duas palestras na Livraria Cultura, uma palestra no SESC em Taguatinga e circuito de palestras na unidade central da organização, localizada no Lago Norte.
Programação
O evento conta ainda com mais duas palestras na Livraria Cultura, uma palestra no SESC em Taguatinga e circuito de palestras na unidade central da organização, localizada no Lago Norte.

No sábado, a programação começa às 10h, com concerto da orquestra infanto-juvenil do programa "Criança para o Bem" e da Orquestra Metropolitana de Brasília. Após atividades artísticas e filosóficas durante a tarde, às 19h30min acontecerá a palestra magna para discutir o tema central do evento. Já no domingo, para encerrar as atrações comemorativas, serão realizadas duas sessões de cinema com filmes que estimulam a reflexão sobre o potencial de bondade e realização do Ser Humano.

Concurso Nacional de Vídeos
Como parte das comemorações do Dia Mundial da Filosofia, a organização também promove o concurso nacional de vídeos ;Por que devemos acreditar na humanidade?; que visa enaltecer exemplos de generosidade, engenhosidade e bondade para valorizar e reforçar a beleza da experiência humana.

O vencedor do concurso será contemplado com equipamento amador para filmagens no valor de R$1.000,00 (mil reais). Os melhores vídeos serão exibidos nas celebrações no decorrer do evento.
Serviço
Dia Mundial da Filosofia "Filosofia e Humanismo: Por que devemos acreditar na humanidade?" De 05 a 11 denovembro de 2018
Locais: 08/11, quinta, às 19h30 no Teatro Eva Herz - Livraria Cultura Iguatemi Shopping. Palestra "O humanismo como motor para um novo Renascimento".

09/11, sexta-feira às 19h30 no Teatro Eva Herz - Livraria Cultura Iguatemi Shopping. Palestra "Grandes seres humanos da História" .

10/11, sábado na Nova Acrópole Lago Norte (SHIN CA 09, Lote 18)

11/11, domingo no Auditório Nova Acrópole Lago Norte (SHIN CA 09, Lote 18) - Mostra Especial de Cinema "Acreditar na Humanidade"

Mais informações: www.diamundialdafilosofia.com.br ou pelo telefone (61) 98513-4179 / (61) 3468-5006

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação