Cidades

Governador eleito do DF, Ibaneis é recebido com festa no Piauí

O governador eleito do Distrito Federal está na cidade de Corrente, onde foi criado, para reencontrar amigos e familiares. Moradores da região organizam uma caravana para participar da cerimônia de posse do advogado, em 1º de janeiro

Alexandre de Paula, Isabela Guimarães*
postado em 10/11/2018 07:00
Ibaneis Rocha deixou o aeroporto de Corrente em um trio elétrico
Depois de anunciar oito nomes que farão parte do próximo mandato, o governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), fez uma pausa nas negociações para a composição da equipe e viajou para Corrente, no Piauí, cidade onde passou boa parte da infância e da adolescência, para descansar até domingo. O advogado também deixou Brasília para reencontrar amigos, familiares e autoridades locais. Convidado por Ibaneis, o deputado distrital reeleito Cláudio Abrantes (PDT) o acompanhou na visita.

Ibaneis chegou a Corrente na quinta-feira. No pequeno aeroporto da cidade, foi recebido por dezenas de amigos e moradores do local. Emocionado, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no DF participou de uma carreata, com direito a trio elétrico, até o parque de exposições de Corrente, onde houve churrasco e apresentação de artistas locais.

Proprietário de um restaurante na cidade, Wesley Edson da Silva, 35 anos, contou que a visita do governador eleito do Distrito Federal impactou o município, que tem pouco mais de 26 mil habitantes. ;Quase todo mundo foi recebê-lo no aeroporto e o acompanhou. O pessoal de localidades vizinhas, como Sebastião Barros, Parnaguá e Cristalândia do Piauí, também veio pra cá;, disse.

Cleia de Sousa, 52, trabalha em uma farmácia de Corrente e conta que conheceu Ibaneis ainda pequeno, quando estudava em uma escola do município. Segundo ela, a visita do futuro governador agitou o município. ;Eu tentei vê-lo, mas quando eu cheguei lá, ele já tinha ido embora. Uma pena. Até chorei de tristeza;, destacou. O vereador e proprietário de um restaurante da região Cristóvão Neto, 34, reforçou a popularidade de Ibaneis no Piauí. ;Ele sempre foi muito querido aqui na nossa região, e alguns parentes dele ainda moram aqui. Quando chegou, ele chorou e se emocionou ao lembrar do pai;, contou.

Cerca de 50 moradores de Corrente organizam uma caravana para participar da posse de Ibaneis na capital federal em 1; de janeiro. Um ônibus partirá da cidade, com destino a Brasília, em 30 de dezembro. ;A ideia é levar a turma toda. O sentimento é de agradecimento ao filho ilustre da cidade. Ele saiu daqui e voltou governador da capital. É um orgulho para todos nós;, ressaltou.

Apesar de o objetivo da viagem ser o descanso, Ibaneis não deixou a política de lado. O governador eleito se encontrou com prefeitos de municípios da região e outras autoridades de Corrente. E participou de um evento em apoio à candidatura da advogada Geórgia Nunes à Presidência da OAB no Piauí. Geórgia é afilhada política do advogado William Guimarães, amigo de Ibaneis. Em discurso, ele criticou adversários locais e declarou, como próximo chefe do Buriti, que vai se empenhar em defender o Estado e a classe: ;Vou lutar para a advocacia e o estado do Piauí voltarem a ser valorizados;.

Segurança e ressocialização


A ressocialização será uma das pautas principais da gestão do próximo secretário de Segurança, o policial federal Anderson Gustavo Torres. Seguindo conselho do governador eleito do DF, Ibaneis Rocha, o futuro líder das forças de segurança garante que respeitar os direitos humanos será uma ;obrigação legal;. Em entrevista no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), onde ocorrem reuniões do governo de transição, Anderson afirmou ser contrário à proibição do saidão. ;Estou preocupado com a ressocialização dos presos. Não adianta só prender, precisamos saber o que fazer com essas pessoas ao sair do sistema (prisional);, disse. Para isso, o futuro secretário quer implementar a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). Anderson era chefe de gabinete do deputado federal Fernando Francischini (PSL/PR), ligado ao presidente eleito, Jair Bolsonaro.

*Estagiária sob a supervisão de Guilherme Goulart

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação